O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p252-265.id275

Palavras-chave:

Papel do professor, Ambiente de Aprendizagem, Construcionismo, Sala de aula, Professor-aluno

Resumo

Este manuscrito trata-se de um ensaio teórico que objetiva identificar o papel do professor e do estudante em ambiente construcionista de aprendizagem (ACA). Constitui uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. A bibliografia vistoriada e, portanto, o corpus de análise foram as obras de Seymour Papert: “Logo: computadores e educação” e “A Máquina das Crianças”. Para dialogar com estas obras, trazemos alguns artigos científicos, teses e dissertações que discutem o construcionismo. Para analisar as obras referidas, utilizamos o método de Análise Textual Discursiva (ATD). O critério escolhido foi extrair excertos e inferir interpretações que evidenciam características necessárias para que o professor e o aluno desenvolvam aprendizagens em um ambiente construcionista. Os resultados apontam características do professor, do aluno e da relação entre eles, tais como: a afetividade, “coleção de modelos” e a aprendizagem ativa e participativa. Concluímos afirmando que tanto o professor quanto os alunos possuem papéis e atribuições inerentes ao ACA.

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Referências

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Publicado

2020-04-30
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Como Citar

SOUSA SANTOS, Ricardo; EVANGELISTA COSTA, Dailson; BARBOSA ALVES, Deive. O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem. REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 252–265, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p252-265.id275. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/134. Acesso em: 28 abr. 2024.

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