Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p129-147.id225

Palavras-chave:

escola, feminismo, redes, mobilizações, utopias

Resumo

O presente artigo discute o protagonismo das mulheres e das insurgências feministas e estudantis no Brasil, sobretudo a partir das manifestações e protestos que explodiram a partir de junho de 2013, pontuando uma série de eventos culturais e políticos e de iniciativas que levantaram pautas feministas e lutas de fortalecimento dos direitos das mulheres e de grupos historicamente oprimidos. Partimos da hipótese de que os debates sobre as discussões de gênero, que seguiram ampliando compreensões críticas sobre discriminações de raça, classe, orientação e prática sexual, nacionalidade e identidade de gênero, foram impulsionadas por um conjunto de forças que precisariam ser pensadas dentro da lógica do neoliberalismo global. Nesse sentido, o artigo aproxima uma análise conjuntural e a força das ruas e das manifestações ao papel da web e das redes sociais em uma forma estratégica de mobilização política local e global que envolve a popularização e visibilidade de vozes por disputas narrativas. Por fim, refletimos sobre como essas discussões produzem impactos nos modos de se pensar novas formas de escolarização no mundo contemporâneo, sobretudo no Brasil, que desafiem o modelo neoliberal meritocrático e apontem para novas utopias e práticas da liberdade.

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Publicado

2020-05-01
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Como Citar

CÔRTES MIGUEL, Fernanda Valim; ATAÍDES, Igor Amin. Hackeando As Estruturas: Crítica Feminista E Prática Democrática. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 33, p. 129–147, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p129-147.id225. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/144. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos