Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p09-27.id185

Palavras-chave:

Linguagem, Leitura, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este texto discute alguns dos obstáculos para a compreensão dos conteúdos em Matemática, bem como de metodologias de ensino de Matemática promulgadas sobre a leitura e escrita nas aulas. Um conjunto importante dessas interpretações são oriundas dos estudos de Gilles-Gaston Granger, Ludwig Wittgenstein, Jhon L. Austin, Paul Ricoeur e Gottlob Frege. A partir dessas abordagens trazidas por estes autores, discutirei suas consequências teóricas para o estudo da linguagem, especialmente articulá-las para colocar em destaque a função comunicativa. Sendo assim, discorro sobre as questões relativas a linguagem, seus usos e funcionamentos para o ensino e aprendizagem, com o intuito de demonstrar que na Matemática, no que respeita aos conceitos com que operam, tem a função de ser uma norma, e por outro lado, indigitar que é necessário reconhecer que não tem papeis fixos e pré-determinados,cuja a função pode ser alterada ou mudada a partir do momento de escolhas e arranjos no sistema linguístico, por tornarem-se elementos do processo comunicativo dos atos de fala. Nesse ínterim, mostro as características sobre uma estrutura lógica para ler o texto matemático via aos estilos que se delineam sobre a interpretação.

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Publicado

2019-09-14
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Como Citar

GONÇALVES LACERDA, Alan. Para Ler e Interpretar o Texto: reflexões a partir da linguagem e suas implicações para o ensino e aprendizagem de Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 31, p. 09–27, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p09-27.id185. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/165. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos