O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985)

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p169-189.id524

Palavras-chave:

História da Matemática Escolar, Ensino de Geometria, Livro Didático, Movimento da Matemática Moderna

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar historicamente a geometria abordada nos livros didáticos no período de perda do protagonismo do Movimento da Matemática Moderna (MMM), entre os anos de 1976 e 1985, mais especificamente, as coleções Matemática (CASTRUCCI; PERETTI; GIOVANNI, 1976) e A conquista da Matemática: contexto e aplicações (GIOVANNI; CASTRUCCI, 1985). Esta pesquisa está amparada em uma história cultural, na perspectiva de Roger Chartier (2002). Buscou-se responder à questão norteadora: Que geometria foi abordada nos livros didáticos de 5.ª a 8.ª séries no período de perda do protagonismo do MMM, no período de 1976 a 1985? E como resultados, perceberam-se permanências, com pequenas variações, – Geometria de Euclides, teoria dos conjuntos no ensino da geometria, abordagens intuitiva e dedutiva, ausência da geometria das transformações, dentre outras –; e mudanças – construções com régua e compasso, presença de tendência da Educação Matemática: a Resolução de Problemas, dentre outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elciane de Jesus Santos, Secretaria Municipal de Educação de Presidente Tancredo Neves

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Tancredo Neves, Presidente Tancredo Neves, Bahia, Brasil.

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências, Universidade Federal da Bahia (UFBA)/Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Referências

BÚRIGO, E. Z. Lucienne Félix no Brasil: repercussões de um movimento em curso na França dos anos 1960. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2012. Anais eletrônicos [...] Campinas, Galoá, 2012. Sem paginação. Disponível em: https://proceedings.science/enaphem-2012/trabalhos/lucienne-felix-no-brasil-repercussoes-de-um-movimento-em-curso-na-franca-dos-anos-1960. Acesso em: 10 ago. 2021.

CASTRUCCI, B. Benedito Castrucci: depoimento [jul. 1988]. Entrevistadora: Elizabete Zardo Búrigo. São Paulo. 1988. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201102. Acesso em: 07 fev. 2021.

CASTRUCCI, B. Benedito Castrucci: depoimento [out. 1990]. Entrevistadores: Sonia Maria de Freitas e Agostinho dos Santos. São Paulo: Museu da Imagem e do Som, 1990. Disponível em: https://acervo.mis-sp.org.br/buscacompleta?field_busca_field_value_op=allwords&field_busca_field_value=benedito+castrucci. Acesso em: 07 fev. 2021.

CASTRUCCI, B. Sobre o Ensino de Geometria no curso Secundário. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 2., 1957, Porto Alegre. Anais […] Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1957. p. 72. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190262. Acesso em: 25 ago. 2021.

CASTRUCCI, B. Lições de Geometria elementar. 6. ed. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1961.

CASTRUCCI, B.; PERETTI, R. G.; GIOVANNI, J. R. Matemática, 5ª série. São Paulo: FTD, 1976a.

CASTRUCCI, B.; PERETTI, R. G.; GIOVANNI, J. R. Matemática, 6ª série: livro do professor. São Paulo: FTD, 1976b.

CASTRUCCI, B.; PERETTI, R. G.; GIOVANNI, J. R. Matemática, 7ª série . São Paulo: FTD, 1976c.

CASTRUCCI, B.; PERETTI, R. G.; GIOVANNI, J. R. Matemática, 8ª série: livro do professor. São Paulo: FTD, 1976d.

CHARTIER, R. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2002.

DUARTE, A. R. S. Matemática e educação matemática: a dinâmica de suas relações ao tempo do movimento da matemática moderna no Brasil. 2007. 438 f. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

FIORENTINI, D. Rumos da pesquisa brasileira em Educação Matemática: o caso da produção científica em cursos de Pós-Graduação. 1994. 425 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 1994.

FTD. José Ruy Giovanni celebra 40 anos de FTD, FTD Educação, 18 ago. 2015. Disponível em: https://ftd.com.br/noticias/jose-ruy-giovanni-celebra-40-anos-de-ftd/. Acesso em: 06 jun. 2021.

GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática: teoria e aplicação, 5ª série. São Paulo: FTD, 1985a.

GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática: teoria e aplicação, 6ª série. São Paulo: FTD, 1985b.

GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática: teoria e aplicação, 7ª série. São Paulo: FTD, 1985c.

GIOVANNI, J. R.; CASTRUCCI, B. A conquista da Matemática: teoria e aplicação, 8ª série. São Paulo: FTD, 1985d.

LANDO, J. C. O estudo dirigido no ensino de Matemática no Brasil (1955-1966). In: CONFERÊNCIA INTERAMERICANA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais [...]. Recife: Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

LEME DA SILVA, M. C. Que Geometria Moderna para as escolas do Brasil e de Portugal?. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 8, n. 25, p. 689-699, jul. 2008a. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/3757. Acesso em: 13 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3757

LEME DA SILVA, M. C. A geometria escolar em Portugal e no Brasil: possibilidades de um estudo comparativo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, Aracaju. Anais […] Aracaju. 2008b. p. 1-13. Disponível em: https://sbhe.org.br/uploads/proceeding/545/853fe880355199b18a304ec50addf864.pdf . Acesso em: 13 nov. 2020.

MOISE, E. E.; DOWNS, F. L. Geometria Moderna. 1. ed., em língua inglesa, 1964. Tradução: Renata G. Watanabe e Dorival A. Mello. São Paulo: Editora Edgard Blucher Ltda, 1971.

ONUCHIC, L. De La R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. (Org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999. p. 199-218.

PIERRO NETTO, S. O Trabalho Dirigido no Ensino de Matemática. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO ENSINO DA MATEMÁTICA, 5., 1968, São José dos Campos. Anais […]. São Paulo, 1968. p. 64-72

RAMASSOTTI, L. C. Benedito Castrucci e as suas publicações destinadas ao ensino em geral com ênfase em geometria. 2018. 360 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

RICH, B. Geometria. 2. ed. Tradução: Rafael Morones. México: McGraw-Hill Interamericana, 1988.

SOARES, E. T. P.; PINTO, N. B. Investigando os blocos lógicos: um desafio inicial. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 10, Curitiba, 2011. Anais [...]. Curitiba, PUC, 2011. p. 6790-6803. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4374_3255.pdf. Acesso em: 10 ago. 2021.

SOUZA, G. L. D. Educação matemática na CENP: um estudo histórico sobre condições institucionais de produção cultural por parte de uma comunidade de prática. 2005. 432 f. Tese (Doutorado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.

ZUIN, E. S. L. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. 2001. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

Downloads

Publicado

2022-03-24
Métricas
  • Visualizações do Artigo 296
  • PDF downloads: 168

Como Citar

SANTOS, Elciane de Jesus; LANDO, Janice Cassia. O ensino de geometria nos livros didáticos de Benedito Castrucci e coautores (1976-1985). REMATEC, [s. l.], v. 17, p. 169–189, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p169-189.id524. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/19. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos