Experts em educação e a produção de saberes no campo pedagógico

Autores

  • Rosilda dos Santos Morais Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

saberes objetivados, formação de professores, expertise profissional, história da educação matemática, circulação de saberes

Resumo

O presente artigo é parte de um projeto de pesquisa que está em andamento no qual vem sendo

problematizada a emergência, especialização e institucionalização da expertise em educação no final do século XIX e, mais fortemente, no curso do século XX. Tem-se por hipótese teórica que esses

sujeitos, experts em educação, participam de modo decisivo da produção de saberes na formação de professores e no ensino. Orientado pela interrogação “Como determinados saberes se tornaram historicamente objetivados na formação de professores e no ensino?”, o recurso e uso político da expertise  em  educação  é   investigado  a   partir   da   mobilização   de  referenciais  teóricos  que problematizam a temática (TOCHON, 2004; HOFSTETTER, 2010; HOFSTETTER et al. 2013; Matasci, 2015), os quais constituíram-se em base teórica de análise de dois estudos tomados como referências neste texto, quais sejam: Souza (2005) e Vidal e Garcia (2012). Resultados da investigação confirmam a hipótese teórica e caracterizam os experts em educação como vetores de objetivação de saberes no campo pedagógico.

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Referências

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Publicado

2017-12-22
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Como Citar

SANTOS MORAIS, Rosilda dos. Experts em educação e a produção de saberes no campo pedagógico. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 26, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/234. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

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