Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática

Autores

  • Suporte Técnico

Palavras-chave:

Leonardo Fibonacci, Liber Quadratorum, Aritmética no século XIII, História da Matemática

Resumo

Neste artigo buscamos a partir de uma tradução de proposições escolhidas do livro Liber Quadratorum de Leonardo Fibonacci (1170-1240), apresentar alguma potencialidade do uso das ideias contidas no texto para o ensino de conteúdos matemáticos; mais especificamente conteúdos de aritmética que versam sobre números quadrados e sua importância matemática. Além disso, fazemos um passeio pelo período vivenciado por este importante personagem, que foi professor e escreveu sobre a matemática, e sua influencia para o desenvolvimento e divulgação dos métodos algorítmicos da matemática árabe na Europa no inicio do século XIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

MIGUEL, Antonio. Três Estudos Sobre História e Educação Matemática. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Unicamp, Campinas, 1993.

MIGUEL, A. As Potencialidades Pedagógicas da História da Matemática em Questão:argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, Campinas, v. 5, n. 8, p.73-105, jul./dez.1997.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

OLIVEIRA, J. J. Sequências de Fibonacci: possibilidades de aplicações no ensino básico. UFBA. Salvador, BA, 2013.

SERRÃO, M. M. Problemas Matemáticos da Antiguidade como Estratégia para o Ensino de Matemática na Educação Básica. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pará. Belém, PA: 2014.

SESTITO, E. A. B.; OLIVEIRA, T. As Transformações do Pensamento na Baixa Idade Média e as Mudanças na Arte. Londrina, 2010.

SIGLER, L. E. The Book of Squares. An annotated traslation into modern english. Academic Press, USA: 1987.

TRIVIZOLI, L. M.; MARIOTTO, R. O Problema de Apolônio: panorama histórico e sua resolução utilizando um software geométrico. In: IX Seminário Nacional de História da Matemática, Aracaju-Sergipe, Coleção História da Matemática para professores. 50 p. 2011.

Cadernos de Espiritualidade Franciscana. Braga: Editorial Franciscana, 2009.

Downloads

Publicado

2017-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 68
  • PDF downloads: 23

Como Citar

TÉCNICO, Suporte. Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 26, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/235. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.