Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática

Autores

  • José dos Santos Guimarães Filho Universidade Federal do Pará
  • João Claudio Brandemberg Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Leonardo Fibonacci, Liber Quadratorum, Aritmética no século XIII, História da Matemática

Resumo

Neste artigo buscamos a partir de uma tradução de proposições escolhidas do livro Liber Quadratorum de Leonardo Fibonacci (1170-1240), apresentar alguma potencialidade do uso das ideias contidas no texto para o ensino de conteúdos matemáticos; mais especificamente conteúdos de aritmética que versam sobre números quadrados e sua importância matemática. Além disso, fazemos um passeio pelo período vivenciado por este importante personagem, que foi professor e escreveu sobre a matemática, e sua influencia para o desenvolvimento e divulgação dos métodos algorítmicos da matemática árabe na Europa no inicio do século XIII.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-12-22
Métricas
  • Visualizações do Artigo 123
  • PDF downloads: 78

Como Citar

GUIMARÃES FILHO, José dos Santos; BRANDEMBERG, João Claudio. Um estudo do Liber Quadratorum (1225) e suas potencialidades para o ensino de Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 12, n. 26, 2017. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/233. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos