PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Marcelo Miranda Serrão Universidade Federal do Pará
  • João Cláudio Brandemberg Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Problemas históricos, Aritmética de Diofanto, Ensino de equações

Resumo

O enfoque desta pesquisa foi investigar problemas matemáticos da antiguidade, visando localizar problemas clássicos e suas possíveis formalizações, de modo a podermos compreender seus elementos e compará-los. A investigação e o estudo de equações a partir da obra Aritmética de Diofanto do século III, nos permitiu selecionar problemas de cunho histórico em um processo de integração, visando oferecer aos professores da educação básica, apontamentos e sugestões para a exploração deste tipo de problemas como meio de superação de dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Uma vez que a utilização da história da Matemática, promove uma integração da Matemática do passado com a Matemática dos dias atuais e oportuniza uma forma de tratamento dos conteúdos e conhecimentos matemáticos contextualizados.

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Publicado

2014-07-05
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Como Citar

MIRANDA SERRÃO, Marcelo; BRANDEMBERG , João Cláudio. PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA. REMATEC, [s. l.], v. 9, n. 16, p. 130–147, 2014. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/325. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos