ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA

Autores

  • Ieda Maria Giongo Centro Universitário Univates
  • Fernanda Wanderer Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Programa Escola Ativa, educação matemática, anos iniciais, etnomatemática

Resumo

O trabalho tem por objetivo examinar os jogos de linguagem que constituem a matemática presente nos materiais do Programa Escola Ativa (PEA). Tendo como  aporte  teórico  o  campo  da  etnomatemática,  o  material  de  pesquisa consiste nos Cadernos endereçados aos alunos e educadores. O material foi escrutinado  seguindo  a  análise  do  discurso  na  perspectiva  foucaultiana  e apontou que os jogos de linguagem, se por um lado abordam situações da forma de vida rural, por outro, são sustentados por regras usualmente presentes na matemática escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2013-08-10
Métricas
  • Visualizações do Artigo 132
  • PDF downloads: 64

Como Citar

GIONGO , Ieda Maria; WANDERER, Fernanda. ETNOMATEMÁTICA, JOGOS DE LINGUAGEM E O PROGRAMA ESCOLA ATIVA. REMATEC, [s. l.], v. 8, n. 13, p. 44–58, 2013. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/347. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos