Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444

Palavras-chave:

Educação Financeira Escolar, Matemática Financeira, Tomada de decisão, autonomia

Resumo

Os resultados apresentados neste artigo originaram-se de pesquisa, ainda em desenvolvimento, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II cujo objetivo consiste em analisar de que modo as atividades elaboradas com base nas concepções de pesquisas brasileiras sobre Educação Financeira Escolar, publicadas de 2016 a 2021, podem promover o desenvolvimento da autonomia e favorecer a tomada de decisão em situações do dia a dia. A teoria que fundamentou a referida investigação foi construída considerando os estudos de Silva e Powell (2013) e Muniz (2016) sobre Educação Financeira Escolar; de Araújo (1992), relacionados à Matemática Financeira; e de Teixeira (2015) acerca da Matemática Financeira na Educação Financeira Escolar. A pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo exploratória, com características da pesquisa bibliográfica, se deu por meio da aplicação de tarefas sobre educação financeira com alunos, entre 16 e 18 anos, do Ensino Médio de um Colégio Estadual do Rio de Janeiro. A análise interpretativa, à luz da teoria selecionada, mostra resultados parciais, os quais apontam que as tarefas sobre o tema, aliadas aos conteúdos básicos da Matemática Financeira, podem promover o desenvolvimento da autonomia e favorecer a tomada de decisão em questões financeiras do dia a dia.

Palavras-chave: Educação Financeira Escolar; Matemática Financeira; Tomada de decisão; autonomia.

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Biografia do Autor

Michela Rodrigues de Souza Monteiro Santana, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Mestranda em Práticas de Educação Básica pelo Colégio Pedro II/RJ. Possui Especialização em Educação Básica na disciplina de Matemática pelo Colégio Pedro II/RJ e Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/IFRJ(2014). É professora efetiva da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, atualmente, no Colégio Estadual Alfredo neves. Tem interesse nas áreas de Ensino de Matemática e Educação Financeira Escolar.

Edite Resende Vieira, Colégio Pedro II

É licenciada em Matemática pela Universidade Santa Úrsula (1980), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Federação das Faculdades Celso Lisboa (1986), Especialista em Informática Educativa pela Universidade UniCarioca (2000), Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2003) e Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Anhanguera de São Paulo (2013). É pesquisadora do Projeto Fundão-IM/UFRJ desde 2008. É professora do Colégio Pedro II, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental e no curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, do Programa de Prós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura. Tem experiência na área de Educação, tendo participado de projetos de formação de professores nos Ensinos Fundamental e Médio. No Ensino Superior, atuou principalmente em disciplinas envolvendo os seguintes temas: Trigonometria, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas, Tecnologias Digitais na Educação, Tendências Metodológicas em Educação Matemática, Didática Geral e Didática da Matemática na Educação Básica. No Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica, ministra as disciplinas Metodologia no Ensino de Matemática e Tecnologias Digitais Integradas ao Contexto da Educação Básica. Foi docente do Curso de Especialização em Educação Matemática, no Colégio Pedro II, ministrando as disciplinas Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação Matemática, Didática Geral e Metodologia da Pesquisa.

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2023-02-01
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Como Citar

SANTANA, Michela Rodrigues de Souza Monteiro; RESENDE VIEIRA, Edite. Educação Financeira Escolar: reflexões para tomada de decisões diante de experiências financeiras. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023007, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023007.id444. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/444. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos