Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460

Palavras-chave:

Política Pública. Formação Inicial. Metodologia de Ensino. Aprendizagem da Docência.

Resumo

Este artigo objetiva identificar indícios de contribuições do PIBID no processo de formação inicial de professores para o ensino de Matemática, discutindo o Programa como possibilidade formativa no contexto do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. Trata-se de um estudo desenvolvido sob pressupostos da pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, constituindo-se em estudo de caso, cujos dados foram obtidos mediante análise documental. Tomou-se como ponto de partida registros escritos em relatórios finais de atividades do Programa referentes aos anos de 2016 e 2017, submetidos a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que o PIBID propicia melhor compreensão de processos pedagógicos, transcendendo a possibilidade de inserção do licenciando no contexto escolar. Potencializa o desenvolvimento de saberes que vão além da capacidade de ensinar conteúdos matemáticos, cooperando para a mobilização de conhecimentos, conceitos e procedimentos metodológicos que ajudam o licenciando a constituir-se professor.

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Biografia do Autor

Brenda Maria Vieira Gonçalves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologa do Ceará, IFCE campus Cedro.

Técnica em Comércio, pela Escola Estadual de Educação Profissional Francisca de Albuquerque Moura. Graduada do curso de Licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE- Campus Cedro. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, subprojeto Licenciatura em Matemática IFCE- Campus Cedro (2016-2018). Bolsista do Programa Estudante Voluntário em Pesquisa e Inovação, Fluxo Contínuo- PEVPI- FC (2017-2018). Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica- PIBIC (2018-2019). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Aprendizagem do IFCE- Campus Cedro. Especialista em Docência em Matemática e Práticas Pedagógicas, pela Faculdade Única de Ipatinga (2021). Pós graduanda em Docência do Ensino Superior, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- IFCE- Campus Cedro. Professora temporária no município de Crato-CE 

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - Núcleo: Trabalho Docente, Formação de Professores e Políticas Educacionais; Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará; Especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro e Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) atuando nos cursos de licenciaturas em Matemática e Física no campus Cedro e no Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática no campus Fortaleza. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem. 

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2023-01-24
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Como Citar

GONÇALVES, Brenda Maria Vieira; LIMA, Francisco José de. Tessituras e contribuições do PIBID para a formação de professores de Matemática: incentivo ao aperfeiçoamento e valorização da docência. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023005, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023005.id460. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/460. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos