A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023004.id462

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Ensino Fundamental

Resumo

O presente trabalho apresenta um estudo realizado com os professores de Matemática dos 6º aos 9º anos do Ensino Fundamental e com a responsável pela área da Matemática na Secretaria Municipal de Educação que estão atuando na implantação da Base Nacional Comum Curricular, nas escolas municipais de Xinguara, Pará.  A pesquisa é um recorte da tese de doutorado no Programa de Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade Luterana do Brasil, com o objetivo de identificar como vem sendo implantada, a BNCC nas escolas públicas do município. Foi aplicado um questionário, aos 17 professores de Matemática do 6º aos 9º anos, e uma entrevista com a responsável na Secretaria Municipal de Educação. Os resultados apontam que os professores participantes da pesquisa apresentam dificuldades na implantação dos objetos de aprendizagem prescritos na BNCC e de construir um currículo para o desenvolvimento de competências de acordo com o indicado na BNCC.

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Biografia do Autor

Luciano Teles Bueno, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal do Pará (2002), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2013), graduação em Sistema de Informação pela Universidade Federal do Pará (2012), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (2015) e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (em andamento com início em 2020). Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Pará, professor efetivo da Secretária Municipal de Educação de Xinguara/PA e horista do Instituto de Treinamento e Educação Continuada do Carajás. Tem experiência na área de Física,Ciências e Matemática.

Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, especialização em Matemática pela Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS), doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Espanha, título reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade de La Laguna na Espanha. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil. Atua no curso de Matemática Licenciatura e como coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da ULBRA. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Currículo de Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação, Formação Continuada e Ensino e Aprendizagem.

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Publicado

2023-01-22
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Como Citar

BUENO, Luciano Teles; GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira. A Implantação da BNCC no Município de Xinguara estado do Pará na visão dos professores de Matemática Implantação da BNCC em Xinguara, Pará. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023004, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023004.id462. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/462. Acesso em: 10 maio. 2024.

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