O cenário das pesquisas produzidas no Brasil em Educação Estatística na segunda década do século XXI

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023022.id494

Palavras-chave:

Educação Estatística Brasileira, Estado do Conhecimento, Revistas de Pesquisa Cientifica Brasileiras

Resumo

Nesse artigo, apresentamos o cenário das pesquisas acadêmicas em Educação Estatística em nosso país na década passada. Trata-se de um estado do conhecimento que analisou as investigações dessa área em sete publicações científicas, a saber: Boletim de Educação Matemática, Educação Matemática Pesquisa, Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática, Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista Eletrônica de Educação Matemática e Vidya, totalizando 159 trabalhos investigativos. Consideramos tanto aspectos estruturais quanto de conteúdo, tais como o número de autores envolvidos diretamente nas pesquisas, abrangência dos trabalhos analisados, a distribuição dos conteúdos tratados, bem como as características teórico-metodológicas dos artigos. O período escolhido abarca o contexto da adaptação às transformações curriculares introduzidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais quanto a transição para a nova proposta, materializada pela Base Nacional Comum Curricular. Os resultados encontrados evidenciam lacunas e tendências investigativas na Educação Estatística brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UFPA/FACET

Professor Adjunto II da Área Temática de Educação Matemática, lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Abaetetuba e Professor do Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR) pela UNIFESSPA (2021/2022). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2016-2019). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012-2014). Graduado em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (2006). Bacharel em Administração pela Universidade de Brasília (2010). Graduado em Pedagogia (UNICESUMAR/2022). Especialista em Estatísticas Educacionais pela Universidade Federal do Pará (2010). Especialista em Sabres Africanos e Afro-brasileiro na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (2012). Atuou como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia, portaria 874/2015. Foi Diretor do Instituto de Engenharia do Araguaia, Portaria 349/2016. É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e membro do Grupo de Trabalho em Educação Estatística (GT12). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Especial: Contextos de formação, Políticas e Práticas Pedagógicas Inclusivas (UNIFESSPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Educação Matemática Inclusiva (GEPeDEMI/UFCG) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Estatística e Probabilística - GEPEP/UFPA. Temas de interesse: Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva; Educação Estatística; Materiais Curriculares Educativos; Tecnologias Digitais e Assistivas; Processos de ensino e de aprendizagem da Matemática e Formação de Professores que ensinam Matemática. 

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande

Possui Pós-Doutorado em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Lecionou nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Lecionou no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Membro da Comissão Científica do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador Assistente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ligado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst. Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE). Membro do Corpo Editorial da Akademy Editora. 

Vera Debora Maciel Vilhena, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela IEMCI/UFPA (atual). Mestre Educação em Ciências e Matemática pela IEMCI/UFPA (2022). Possui Especialização em Educação Especial e educação Inclusiva(2016) e Especialização em Educação Infantil e Fundamental (2015) ambas pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz, Especialização em Gestão Pública(2015) pela Faculdade Estácio do Pará, Graduação em Licenciatura Integrada em Educação em ciências, Matemática e Linguagem(2014) e Graduação em Estatística (2008) ambas pela Universidade Federal do Pará. Graduanda em Licenciatura em Matemática (2018) pela Universidade Cidade de S. Paulo, UNICID, Belém, Brasil. Graduanda em Educação no Campo (2022) pela UFCAT - Universidade Federal da Catalão, Goiais/Brasil. É membro da International Association Associada for Statistical Education (IASE). É membro Integrante do RELIEE Red Latinoamericano de Investigacion em Educacion Estadistica. Participa como organizadora do PROJETO de Extensão Divulgação e Comunicação sobre Desafios na Educação Inclusiva IEMCI/UFPA.É membro do grupo de estudo e pesquisa GEDIM do IEMCI/UFPA é coordenadora do subgrupo GEDIM/STATISTIC. É membro do GT12 - Educação Estatística. É associada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Membro do IASE (Associação Internacional de Educação Estatística ). Foi aprovada no concurso do Município de Capanema para Educação Básica II (em andamento) e o Concurso da SEMEC para professor das séries iniciais e EJA. Trabalhou como técnica em estatística na Secretária de Meio Ambiente da rede municipal. Atualmente é Servidora Efetiva na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará. Tem Experiência Na Estatistica em Banco de Dados com ênfase em manuntenção , organização , Analise Descritiva, e Inferência dos dadosl. E em Educação Estatistica na Formação de Professores.

Referências

ARAÚJO, E. L.; Concepções de educação estatística: narrativas de professores membros do GT-12 DA SBEM, (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, p. 177. Curitiba, 2017

BATANERO, C. et al. Enseñanza de la estadística a través de proyectos. In: BATANERO, C.; DIAZ, C. (Ed.). Estadística con Proyectos. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática, Universidad de Granada, p. 9-46, 2011.

BATANERO, C. Sentido Estadístico: componentes y desarrollo. In: CONTRERAS, J. M.; CAÑADAS, G. R.; GEA, M. M.; ARTEAGA, P. (Eds) Actas de las Jornadas Virtuales en Didáctica de la Estadística, Probabilidad y Combinatoria. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática de la Universidad de Granada, p. 55-61, 2013. Disponível em: <http://www.jvdiesproyco.es/documentos/ACTAS/1%20Ponencia%206.pdf>. Acesso em: 10 de maio. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática, v.3 (Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática (3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (ensino médio). Brasília: MEC, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base: Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2018.

CAMPOS, C. R. A Educação Estatística: uma investigação acerca dos aspectos relevantes à didática da estatística em cursos de graduação. 2007. 242 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007.

CAZORLA, I. M.; KATAOKA, V. Y.; SILVA, C. B. D. Trajetória e perspectivas da Educaçao Estatística no Brasil: um olhar a partir do GT12. In: LOPES, C. E.; COUTINHO, C. D. Q. E. S.; ALMOULOND, S. A. (Org.). Estudos e reflexões em Educação Estatística. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 19-44. Série Educação Estatística em Foco.

COBB, G. W.; MOORE, D.S. Mathematics, statistics, and teaching. The American mathematical monthly, v. 104, n. 9, p. 801-823, 1997. DOI: https://doi.org/10.1080/00029890.1997.11990723

FERNANDES, J. A.; CARVALHO, C. F.; CORREIA, P. F. Contributos para a

Caracterização do Ensino da Estatística nas Escolas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 24, n. 39, p. 585-606, ago. 2011.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. Pesquisa qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte, Autêntica, p. 47-76, 2004.

GIORDANO, C. C.; KISTEMANN JUNIOR, M. A. História da Educação Estatística brasileira: pesquisas e pesquisadores. São Paulo: Editora Akademy, 2023.

LOPES, C. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. (Dissertação de Mestrado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1998.

LOPES, C. E.; Reflexões teórico-metodológicas para a Educação Estatística. São Carlos: Pedro & João Editores, pp. 67-86

LOPES, C. E.; O ensino da Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a formação dos professores. Caderno Cedes, vol. 28, nº 74, Campinas, pp. 57-73. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622008000100005

LOPES, C. E.; CARVALHO, C. Literacia estatística na educação básica. In: NACARATO,

A. M.; LOPES, C. E. (Org.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, p. 77-92, 2009.

MOORE, D. S. Teaching statistics as a respectable subject. In: GORDON, F.; GORDON, S. (Eds.). Statistics for the twenty-first century. Washington, DC: The Mathematical Association of America, p. 14-25, 1992.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas "Estado da Arte" em Educação. Diálogo e Educação, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.

SAMÁ, S. Caminhos trilhados pelo GT12 nas pesquisas em Educação Estatística no Brasil, no período de 2016 a 2018. Revista Eletrônica de Matemática. Florianópolis, v. 14, p 1-18, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62755

SANTOS, R. M. dos. Estado da arte e história da pesquisa em educação estatística em programas brasileiros de pós-graduação. 2015. 348 p.. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/305010. Acesso em: 06 jun. 2023.

SILVA, C. B. Pensamento estatístico e raciocínio sobre variação: um estudo com professores de Matemática. 2007. 354 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

SILVA, J. F. O uso das TICs no ensino superior e suas contribuições para a Educação Estatística. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2014.

SILVA; J. F.; CURI, E.; SCHIMIGUEL, J. Um Cenário sobre a Pesquisa em Educação Estatística no Boletim de Educação Matemática – Bolema, de 2006 até 2015. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 58, p. 679-698, ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v31n58a08

SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – SBEM. Recuperado em

de junho 2020, de http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/.

VILAS BÔAS, S. G., & Conti, K. C. (2018). Base Nacional Comum Curricular: um olhar para Estatística e Probabilidade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino Em Re-Vista. Uberlândia, v. 25, n. 4, p. 984-1003, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-8

Downloads

Publicado

2023-06-28
Métricas
  • Visualizações do Artigo 129
  • PDF downloads: 209

Como Citar

LIMA, Reinaldo Feio; GIORDANO, Cassio Cristiano; VILHENA, Vera Debora Maciel. O cenário das pesquisas produzidas no Brasil em Educação Estatística na segunda década do século XXI. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023022, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023022.id494. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/494. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos