Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023020.id491

Palavras-chave:

ensino de matemática, alfabetização, letramento, gênero textual, poema

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a aplicação de uma Sequência Didática do gênero poema, envolvendo português e matemática, numa turma do 2º ano do ensino fundamental. Trata-se de recorte de pesquisa de mestrado, no qual é apresentada a SD do poema “Balada para uma rima perdida”, com situação; produção inicial; módulos propostos e produção final, o que configura a metodologia. A partir dessa aplicação, refletiu-se sobre tarefas realizadas pelos estudantes, as quais perpassaram o ensino da língua materna e da matemática, com vistas à alfabetização e ao letramento. Constatou-se que as práticas de leitura e escrita das quais os estudantes participaram permitiram-lhes fazer relações e comparações, identificar características e integrar conhecimentos matemáticos ao domínio da leitura, da escrita e da oralidade. Conclui-se, desse modo, haver necessidade de implementação de modos diferentes do tradicional na condução das aulas de ensino da língua e de matemática, nos anos iniciais de escolaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rute Baia da Silva Ubagai, Secretaria Municipal de Educação de Belém e Secretaria de Estado de Educação do Pará

Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará - UFPA, na Linha de Pesquisa "Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática para a Educação Cidadã". Especialização em Planejamento e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Atualmente compõe o quadro de professores AD-4 da Secretaria Executiva de Educação do Estado do Pará (SEDUC-PA) e Professora Licenciada Plena na Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC-Belém).

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Universidade Federal do Pará

Doutora (2013) e Mestre (2004) em Educação em Ciências e Matemáticas - PPGECM/UFPA; especialista em Educação e Problemas Regionais (2000)-PPGED/UFPA; Graduada em Pedagogia (1998) - UFPA e em Letras- Língua Portuguesa(2022)- Universidade Estácio de Sá. É professora de ensino superior, Associada II, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará(UFPA) onde atua no ensino de graduação (FEMCI-UFPA) e de pós-graduação (PPGDOC-Mestrado profissional). Coordenou o projeto de pesquisa: Letramentos matemático e científico na formação e na prática de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (2019-2022). Participa do projeto de pesquisa: Letramentos e inclusão na formação e na prática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental (2022-2024).Tem experiência e orienta estudos nos campos do ensino e da formação e saberes de professores para a docência na Educação Básica e Superior com os temas: professor pesquisador reflexivo da própria prática; processos de ensino e aprendizagens em alfabetização, letramento em linguagem, bem como letramentos matemático e científico de alunos do primeiro ao quinto ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental anos iniciais; abordagens em estudos sobre histórias de vida; saberes docentes; pesquisa narrativa; biografia e autobiografia; memorial de formação; projetos de pesquisa e projetos de ensino; currículo; planejamento; gêneros textuais na docência; leitura e produção de gêneros textuais acadêmicos.

Emilia Pimenta Oliveira, Universidade Federal do Pará

Possui licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente, é Professora Titular da Universidade Federal do Pará e coordena o Curso de Especialização em Ensino de Língua e Literatura nos Anos Iniciais e na Educação de Jovens e Adultos, Modalidade a Distância (UAB/CAPES/UFPA). Tem experiência nas áreas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa como língua materna, ensino/aprendizagem de língua portuguesa como língua de acolhimento e como língua estrangeira, ensino/aprendizagem de francês língua estrangeira, revisão textual em língua portuguesa e tradução do português para o francês e do francês para o português.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular-BNCC: Educação é a base. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 07 jan. 2019.

BOTELHO, D. et al. Análise do erro na resolução de problemas verbais de estrutura aditiva: uma perspectiva construtivista. In: Simões, M.C.T. et al. (Orgs.). Psicologia do desenvolvimento: temas de investigação. Coimbra: Edições Almedina, 2006.

CASÁVOLA, H. M. et al. O papel construtivo dos erros na aquisição dos conhecimentos: contribuição para um a teoria das aprendizagens. In: CASTORINA, J.A. Psicologia genética: aspectos metodológicos e implicações pedagógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988.

DOLZ, J; NOVERRAZ, M; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 95-128.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GALVÃO, E.; NACARATO, A. O letramento matemático e a resolução de problemas na Provinha Brasil. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v.7, n.3, p. 81- 96, 2013. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/849/293. Acesso em 20 de maio de 2020. DOI: https://doi.org/10.14244/19827199849

KAMII, C. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a

atuação com escolares de 4 a 6 anos. Tradução Regina A. de Assis. 16ª edição – Campinas, SP: Papirus, 1990.

KAMII, C.; LIVINGSTON, S. J. Desvendando a aritmética: implicações da teoria de Piaget. Campinas, SP: Papirus,1995.

LORENZATO, S. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LUVISON, C. C; GRANDO, R. C. Gêneros textuais e a matemática: uma articulação possível no contexto da sala de aula. Reflexão e Ação, v.20, n2, p.154-185. Santa Cruz do Sul, 2012.

LUVISON, C. C; GRANDO, R. C. Leitura e escrita nas aulas de matemática: jogos e gêneros textuais. Campinas, SP: Autores Associados, 2018. – (Coleção educação Matemática).

MANFREDO, E. C. G. Letramento matemático de alunos dos anos iniciais. In: XII

Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016. São Paulo. Anais: ENEM.

PARAFITA, A. Balada para uma rima perdida. In: Histórias rimadas para ler e brincar. Lisboa, Texto Editores, 2006.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. 7a edição. São Paulo: Contexto, 2017. SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 1998.

SOARES, M. Alfaletrar. Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Editora Contexto, 2021.

UBAGAI, R. B. S. Reflexões sobre a Própria Prática em Experiências de Letramento. Dissertação (Mestrado profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

Downloads

Publicado

2023-06-28
Métricas
  • Visualizações do Artigo 166
  • PDF downloads: 130

Como Citar

UBAGAI, Rute Baia da Silva; MANFREDO, Elizabeth Cardoso Gerhardt; OLIVEIRA, Emilia Pimenta. Análise da aplicação de uma sequência didática do gênero poema: integrando língua portuguesa e matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023020, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023020.id491. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/491. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos