Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023023.id495

Palavras-chave:

Letramento matemático, Aprendizagem, Ensino de Matemática

Resumo

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo estabelecer uma discussão sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens enquanto parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, assim como as concepções dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do termo letramento matemático. Buscando construir um referencial teórico para discutir quais as concepções dos professores das séries iniciais sobre o letramento matemático, elaboramos um mapeamento das pesquisas que tratam dessa temática. Esse mapeamento realizado permite apontar que ainda são escassas as pesquisas que abordam as concepções dos professores sobre letramento matemático. Ainda que o letramento matemático seja foco de algumas pesquisas, a maior parte dos trabalhos está relacionada ao Programa Pró-letramento Matemática.

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Biografia do Autor

Sâmela Ferreira Marques Possetti, Prefeitura Municipal de Magda (SP)

Possui graduação em MATEMÁTICA, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto (2017) e graduação em PEDAGOGIA , pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (2017). Pós graduação em Alfabetização e Letramento e Pós-graduação em Educação Inclusica e Gestão Pedagógica. Mestranda em Educação Matemática vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Educação Básica da Rede Municipal da cidade de Magda/SP. Tem experiência na área de Educação Infantil, Fundamental I e Ensino da Matemática

Inocêncio Fernandes Balieiro Filho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1995), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Matemática e Filosofia da Matemática. Faz parte do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos na Unesp (Interunidades: Ilha Solteira, Jaboticabal e São José do Rio Preto).

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Publicado

2023-07-06
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Como Citar

POSSETTI, Sâmela Ferreira Marques; BALIEIRO FILHO, Inocêncio Fernandes. Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023023, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023023.id495. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495. Acesso em: 10 maio. 2024.

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