Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023027.id500

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, Discurso do Sujeito Coletivo

Resumo

As contribuições epistemológicas que o CDI – I traz para a formação de alunos da Licenciatura em Matemática, que no futuro atuarão como professores da Educação Básica, foi o ponto de partida para a construção deste artigo, cujo objetivo está em observar na fala de professores entrevistados, indícios que mostrem a forma com a qual o CDI – I contribui para a formação de futuros professores de matemática da Educação Básica. Vários trabalhos acadêmicos discutem a formação inicial do professor de matemática, tomando como exemplo, nessas discussões temos as indagações feitas por Valente (2017), que se questiona: Como deve ser formado o professor de matemática? Que matemática deve estar presente na formação do profissional docente? Nessa perspectiva selecionamos professores participantes para esta pesquisa, que contemplassem o perfil de atuar ou já terem atuado como professor de CDI-I em cursos de Licenciaturas em Matemática e que atuem ou já tenham atuado como professores de matemática da Educação Básica. Para analisar o resultado da pesquisa realizada, utilizamos a metodologia apresentada por Lefreve e Lefreve (2012), as quais exibem as contribuições epistemológicas que a referida disciplina, traz para a formação dos futuros professores de matemática da Educação Básica, que poderão suprir lacunas, caso a referida disciplina seja moldada conforme a finalidade de quem o necessita aprender.

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Biografia do Autor

Francisco Fialho Guedes Ferreira , Universidade Federal do Pará

Licenciado Pleno em Matemática (2001) e Especialista em Estatística Aplicada as Ciências (2007) pela Universidade Estadual do Maranhão. É Mestre em Estatística pela Universidade Federal do Pará (2009). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Cálculo Diferencial e Integra, Escalas de proficiências, Avaliação Educacional em Larga Escala, Índice de desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, Differential Item Function - DIF, Teoria da Resposta ao Item - TRI e oficinas de itens. Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Para, no período de 2018 à 2021, com linha de pesquisa em História e Ensino da Matemática.

Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui graduação em Economia - Faculdades Integradas Colégio Moderno (1983). Graduação em Licenciatura em Ciência do 1 Grau pela Universidade Federal do Pará (1987). Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (1987). Aperfeiçoamento em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, SP (1995). Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2004). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é PROFESSORA TITULAR Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas. História da Matemática, Ensino de Matemática, Educação Matemática, Matemática, Metodologia da Pesquisa Científica e Formação de Professor.

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Publicado

2023-07-27
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Como Citar

FERREIRA , Francisco Fialho Guedes; ROCHA, Maria Lúcia Pessoa Chaves. Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023027, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023027.id500. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos