A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Geometria do taxista, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Google Maps

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a aplicação de um produto educacional elaborado durante uma pesquisa de mestrado profissional, do (nome do programa) da (nome da universidade) e que ocorreu em uma turma regular do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de (nome/UF). O objetivo da pesquisa foi o de analisar uma proposta para o ensino de uma geometria não euclidiana, a geometria do taxista, na Educação Básica, por meio de atividades que simulam problemas envolvendo deslocamentos urbanos usando o Google Maps, realizando o que alguns autores da área denominam experimentação com tecnologias. Para a coleta de dados optou-se pela gravação em áudio da intervenção em uma sala e coleta de registro das respostas escritas dos estudantes para avaliar o conjunto de atividades. Finalmente, discutimos neste texto o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação em aulas de Matemática, inclusive, como forma de promoção da cidadania.

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Biografia do Autor

Janilson Ananias de Amarante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECNM/UFRN). Possui graduação no curso de Licenciatura em Matemática (2017), pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES) - subprojeto de Matemática entre os anos de 2014 - 2016.

Fernando Cury, UFRN,Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista, UNESP/Rio Claro (2007 e 2011, respectivamente). Entre 2016 e 2017 realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Salamanca (Espanha). Atualmente é professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da UFRN. Tem experiência na área de ensino, com ênfase na Educação Matemática e na formação de professores, Na pesquisa trabalha principalmente com os seguintes temas: história da educação matemática, história oral e formação de professores de matemática. 

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2023-12-14
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Como Citar

ANANIAS DE AMARANTE, Janilson; CURY, Fernando. A Matemática dos Trajetos Urbanos: atividades com uma geometria não euclidiana. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023036, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023036.id517. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/517. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Seção

Artigos Cientí­ficos