Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Produção de vídeos, Matemática, Ensino, Festival de Vídeos

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como objetivo compreender as contribuições para a aprendizagem durante o processo de produção de vídeos com tecnologias digitais por estudantes do Ensino Médio, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com o tema educação financeira. Utilizamos o paradigma qualitativo, foram produzidos dados pela observação participante, notas de campo, questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram estudantes da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis - MT. A ferramenta de análise utilizada foram os Miniciclones de Transformações Expansivas. Os resultados do recorte de dados que apresentamos neste artigo indicam que com a produção dos vídeos os estudantes foram capazes de “fazer” matemática com autonomia, alterando o planejamento da professora em algumas situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Rauber Anschau, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática/PPGECM, pela UNEMAT de Barra do Bugres - MT. Graduada em Matemática pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2006), com especialização em Educação de Jovens e Adultos. Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação do Estado do Mato Grosso. 

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso

Daise Lago Pereira Souto é docente do departamento de Matemática, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -PPGECM, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT e coordenadora do GT6 - Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a distância da SBEM - Sociedade Brasileira de Educação Matemática. É colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática REAMEC. É licenciada em Matemática pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e da Missões URI, mestre em Ensino de Ciências no domínio da modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul UNIJUí e Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP. Atualmente desenvolve pesquisas em Educação Matemática com os seguintes focos: Tecnologias Digitais, Aprendizagem e Formação de Professores; Educação a Distância on-line, tendo como principais fundamentos teóricos a Teoria da Atividade e o construto Seres-humanos-com-mídias. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologias Digitais GEPETD- UNEMAT. Atuou em todos os níveis de ensino, desde a Educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental até o Ensino superior. Atuou também na Educação de Jovens e Adultos, na Educação do Campo, na Educação a Distância, nas licenciaturas parceladas e em turmas graduação denominadas fora de sede. Recebeu, em 2014, o Selo Cultura Acadêmica do Programa PROPG Digital - UNESP - pela obra "Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line". É membro associado do Grupo de Pesquisa em Informática Outras Mídias e Educação Matemática - GPIMEM - UNESP. É membro do Corpo Editorial e revisor de vários periódicos. Atua como parecerista ad hoc de periódicos, editoras, eventos e de editais internos de diversas universidades. Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TD e Educação Matemática; Educação a Distância On-line; Estágio Curricular Supervisionado; Geometria Analítica e vetorial, Geometria plana, Geometria espacial; Desenho Geométrico; Trabalho de Conclusão de Curso.

Referências

ANSCHAU, Fernanda Rauber. Produções Audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Orientadora: Daise Lago Pereira Souto. 2023. 122. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação Strictro Sensu - Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2023.

BORBA, Marcelo. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do Pensamento. In: Bicudo, M. A. V., Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

BORBA, Marcelo de Carvalho. ARAÚJO, Jussara de Loiola Araújo. Pesquisa qualitativa em educação matemática. 6ª edição. Editora autêntica, 2003.

BORBA, Marcelo de Carvalho. VILLARREAL, Monica. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005. DOI: https://doi.org/10.1007/b105001

BORBA, Marcelo. SOUTO, Daise. CANEDO JUNIOR, Neil. Vídeos na Educação Matemática. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2022.

COSTA, Rosicácia. Aprendizagem da Matemática com cartoons: qual o papel das tecnologias digitais? Orientadora: Daise Lago Pereira Souto. 2017. 175. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação strictro Sensu - Universidade do Estado de Mato Grosso, Barra do Bugres, 2017.

DOMINGUES, Nilton. Festival de vídeos digitais e Educação Matemática: uma complexa rede de Sistemas Seres-Humanos-Com-Mídias. Orientador: Marcelo de Carvalho Borba. 2020. 279. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2020.

ENGESTRÖM, Y. Learning by Expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. versão online ed. Hesinki: Orienta-Konsultit, 1987.

FERNANDES, Filipe Santos. GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Metodologia de Pesquisa em Educação Matemática: éticas e políticas na inserção de novos sujeitos, cenários e conhecimentos. Revista de Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso do Sul, Volume 14, 2021. DOI: https://doi.org/10.46312/pem.v14i34.12785

FONTES, Bárbara. Vídeo, comunicação e Educação Matemática: um olhar para a produção dos licenciandos em Matemática da educação a distância. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2019.

ROSA, Maurício. SOUTO, Daise Lago Pereira. Mathematics Education and Digital Technologies: how are media, artifacts, instruments, tools and technological means presented? Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 13(3), 1-12. https://doi.org/10.37001/ripem.v13i3.3614. 2023. DOI: https://doi.org/10.37001/ripem.v13i3.3614

SOUTO, Daise Lago Pereira. Transformações Expansivas em um Curso de Educação Matemática a Distância On-line. 2013. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

SOUTO, Daise. Transformações expansivas na produção Matemática on-line. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

SOUTO, Daise Lago Pereira. BORBA, Marcelo de Carvalho. Seres Humanos-Com-Internet Ou Internet-Com-Seres Humanos: Uma Troca De Papéis? Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, 2016.

Downloads

Publicado

2023-12-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 91
  • PDF downloads: 55

Como Citar

ANSCHAU, Fernanda Rauber; SOUTO, Daise Lago Pereira. Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023040, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos