Cartoons Matemáticos Digitais em salas de aula: tensões, dilemas, conflitos, superações e transformações na aprendizagem

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n42.p139-161.id454

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Formação, Práticas, Ensino, Metodologia

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um recorte dos resultados da pesquisa “M@ttoon: Matemática e cartoons na Educação Básica e Superior de Mato Grosso” desenvolvida entre 2016 e 2022. Para este artigo, trouxe as principais compreensões sobre a forma como ocorreu a aprendizagem no âmbito da formação inicial e continuada de professores de Matemática. A Teoria da Atividade em conjunto com a visão epistemológica que permeia o construto Seres-Humanos-com-mídias formaram a base teórica deste estudo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que tem como principais procedimentos e instrumentos de produção de dados a observação participante, entrevistas, chats e fóruns de discussão. Como principais resultados destaca-se que os movimentos expansivos de aprendizagem ocorreram a medida que foram geradas dúvidas, incluídas novas tecnologias, regras e de formas de organização do trabalho, houve o rompimento de padrões usuais de produção matemática e quando não havia receitas ou modelos de como fazer a tarefa matemática.

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Biografia do Autor

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM/UNEMAT – Barra do Bugres, Mato Grosso, Brasil. Coordenadora do GT6 – Educação Matemática: Tecnologias Digitais e Educação a Distância da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM

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2022-12-08
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Como Citar

SOUTO, Daise Lago Pereira. Cartoons Matemáticos Digitais em salas de aula: tensões, dilemas, conflitos, superações e transformações na aprendizagem . REMATEC, [s. l.], v. 17, n. 42, p. 139–161, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n42.p139-161.id454. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/454. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos