TRISTÃO DE ATHAYDE: apontamentos filosóficos da Educação Superior no Brasil

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023039.id575

Palavras-chave:

Formação Integral, Educação Superior no Brasil, Pedagogia Católica, Alceu Amoroso Lima

Resumo

O presente artigo visa analisar e transmitir elementos do processo de formação integral no processo educacional universitário e a contribuição de Alceu Amoroso Lima para a educação brasileira. tomamos como base a pesquisa bibliográfica, realizada por meio das leituras de Lima, em especial: O Humanismo Pedagógico (1944), O espírito universitário (1962) e Pelo humanismo ameaçado (1965). Para Tristão de Athayde, a identidade da universidade é a formação do ser humano, que busca a educação e a cultura. A finalidade de toda universidade é assegurar a educação do ser humano, fazendo-o ascender à cultura.

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Biografia do Autor

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - UNIFESP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEduMat - INMA/UFMS. Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT). Desenvolve trabalhos com ênfase na área de História da Educação Matemática.

Eduardo Pereira de Moura, Universidade Católica Dom Bosco

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (2009) e graduação em Teologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2013). Atualmente é diretor geral das obras salesianas em corumbá - Missão Salesiana de Mato Grosso Inspetoria de Campo Grande. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia. 

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Publicado

2023-12-22
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Como Citar

GOUVEIA, Relicler Pardim; MOURA, Eduardo Pereira de. TRISTÃO DE ATHAYDE: apontamentos filosóficos da Educação Superior no Brasil. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023039, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023039.id575. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/575. Acesso em: 10 maio. 2024.

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Seção

Artigos Cientí­ficos

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