Trilhando Caminhos Matemáticos: o papel da leitura e escrita na compreensão de geometria, grandezas e medidas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024010.id610

Palavras-chave:

Leitura e escrita, Linguagem Matemática, Linguagem Materna, Ensino de matemática

Resumo

Este estudo tem por foco duas turmas de 6.° ano do Ensino Fundamental, de uma escola da rede pública de ensino do município de Jataí-GO. Centra-se na leitura e escrita para a apropriação da linguagem matemática. A pesquisa explorou a importância da linguagem como influência no modo de perceber o mundo e no pensamento, especialmente em relação à geometria, grandezas e medidas. A pergunta de pesquisa foi: “Quais são as contribuições da leitura e escrita para a formação da linguagem matemática, especialmente no contexto dos conceitos de geometria, grandezas e medidas no sexto ano do ensino fundamental?”. O objetivo geral era conectar a linguagem materna à linguagem matemática, com objetivos específicos, incluindo o desenvolvimento de habilidades de leitura/escrita, observação de características geométricas, e compreensão de medidas. O estudo envolveu instrumentos como testes, exercícios, figuras geométricas, e gêneros textuais. Os resultados indicaram êxito, evidenciando contribuições significativas da leitura e escrita para o pensamento crítico dos alunos e a apropriação da escrita matemática. O projeto enriqueceu a formação das futuras docentes, proporcionando uma experiência prática em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Grace Kelly Souza Carmo Goulart, Universidade Federal de Jataí

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, em 2004. Mestra em Matemática na Universidade de Brasília (UnB), com ênfase em Probabilidade, em 2010. Professora efetiva da UFG/UFJ desde dezembro de 2011 em regime de dedicação exclusiva. Área de atuação acadêmica: Probabilidade, Estatística, Cálculo, Álgebra Linear, Geometria Analítica. Atuei como coordenadora de área do subprojeto do Pibid de Matemática da UFG/Regional Jataí (mar. 2016 a fev. 2018) e também como coordenadora voluntária do subprojeto interdisciplinar (Física, Química e Matemática) do Pibid da UFJ (nov. 2020 a abr. 2022).Coordenei o Centro de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (CEPEM) do curso de Matemática, durante o período de 01/01/2021 a 05/05/2023. Faço parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Matemática. Ocupo a função de Coordenadora de Extensão, Cultura e Esportes na Unidade Acadêmica de Ciências Exatas (05/2023 - atual)

Relicler Pardim Gouveia, Universidade Federal de Jataí

Doutor em Ciências: Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos - UNIFESP. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - PPGEduMat - INMA/UFMS. Graduado em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação Matemática (GHEMAT). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, história da educação matemática, história da matemática, saber profissional do professor de matemática.

Raylla Rodrigues dos Santos Queiroz, Anglo Jataí

Sou graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2019), e pós-graduada na área de Educação Matemática: Estratégias, Métodos e Tecnologias. Atualmente sou docente no colégios: Anglo Jataí, Êxito e Educandário Pequeno Príncipe. Tenho experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino fundamental II.

Referências

AZAMBUJA, Monique Teixeira. O uso do cotidiano para o ensino de Matemática em uma escola de Caçapava do Sul. 2013. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa. Caçapava do Sul.

BARBOSA, K. C. B. A.; NACARATO, A. M.; PENHA, Paulo César da. A escrita nas aulas de Matemática revelando crenças e produção de significados pelos alunos. Série-estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande-MS, v. 26, n. 1, p.81-84, jul. 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

FIORENTINI, D., MIORIM, M. A. Uma Reflexão sobre o Uso de Materiais Concretos e Jogos no Ensino da Matemática. Boletim SBEM-SP. São Paulo, ano 4, n.7, p. 5-10, jul./ago. 1990. Disponível em: <http://www.pucrs.br/ciencias/viali/tic_literatura/jogos/Fiorentini_Miorin.pdf>. Acesso em: 17 de nov. 2019

LORENZATO, Sérgio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores: coleção de professores. Campinas SP: Autores Associados, 2006.

MENEGOLLA, Angela Maria. Mapas Conceituais como Instrumento de Estudo na Matemática. Dissertação de mestrado- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS, 2006.

OLIVEIRA, M.K. Vygotsky: Aprendizado e Desenvolvimento um Processo Sócio-Histórico. 2 ed. São Paulo: Scipione, 1995.

PEREIRA, W.C.; SILVA, F.A. Aquisição da linguagem matemática a partir de estratégias diferenciadas e da metodologia da resolução de problemas. In: Congresso Nacional de Educação Matemática, 3., 2016, Paraíba. Anais eletrônicos... Paraíba: UFPB, 2016. Disponível em: < https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/anais.php >. Acesso em 10 de jun. de 2019.

SANTOS, S. A. Explorações da Linguagem Escrita nas Aulas de Matemática. In: NACARATO, A. M.; LOPES, C. E. (Org.). Escritas e Leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 129-140

SANTOS, Leonardo Silva. A Linguagem Desenvolvida A Partir da Leitura e Escrita em Matemática: O problema dos 21 vasos. In: Encontro Paraibano de Educação Matemática, 9., 2016, Paraíba. Anais eletônicos ... p.11. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/revistas/epbem/trabalhos/TRABALHO_EV065_MD3_SA13_ID747_27102016195132.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2016.

SMOLE, Kátia S. Textos em matemática: por que não? In: SMOLE, Kátia S.; DINIZ, Maria Ignez (org.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 29-68.

Downloads

Publicado

2024-04-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 20
  • PDF downloads: 11

Como Citar

GOULART, Grace Kelly Souza Carmo; GOUVEIA, Relicler Pardim; QUEIROZ, Raylla Rodrigues dos Santos. Trilhando Caminhos Matemáticos: o papel da leitura e escrita na compreensão de geometria, grandezas e medidas. REMATEC, [s. l.], v. 19, n. 47, p. e2024010, 2024. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024010.id610. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/610. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)