Habilidades na resolução de problemas fundamentada na teoria da atividade em estudantes da licenciatura em matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p27-45.id284

Palavras-chave:

Resolução de Problema, Teoria da Atividade, Base Orientadora da Ação, Atividade de Situação Problema, Teoria de Galperin

Resumo

O presente artigo mostra resultados de um estudo cujo objetivo foi caracterizar a base orientadora das ações relacionadas às habilidades em resolução de problemas, fundamenta na Teoria da Atividade, na disciplina de Cálculo I em estudantes da licenciatura em matemática da Universidade Federal de Pernambuco. Cada estudante possui uma base que orienta suas novas ações. Assim, é fundamental que esta base seja identificada, mapeada e caracterizada, pois durante o processo, o estudante mobilizará elementos de sua base orientadora para agir na assimilação de conceitos e formação/atualização de habilidades. Para isso, utilizou-se uma Prova Pedagógica. As respostas dos acadêmicos foram analisadas e comparadas com o sistema de operações que compõe o Esquema da Base de Orientação Completa da Ação estabelecida pelo professor. Nos resultados foi constatado que os acadêmicos apresentaram uma orientação da ação de resolver problemas discentes em função de forma fragmentada e incompleta. Dentre os entraves, destacam-se o de representar a função em sua forma gráfica, algébrica e na forma verbal. Além disso, ficou bem evidente a dificuldade em converter a função de um tipo de representação para outro. Conclui-se que os licenciandos apresentam habilidades em resolução de problema no conteúdo de funções de forma fragmentada e incompleta, portanto, se faz necessário reelaborar a Base Orientadora da Ação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CHANDIA, E.; ROJAS, D.; ROJAS, F.; HOWARD, S. Creencias de formadores de profesores de matemática sobre resolución de problema. Bolema, São Paulo, vol.30, n.55, p.605-624, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v30n55a15. Acesso em: 02 set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-4415v30n55a15

GALPERIN, P. Ya. Introducción a la psicología. Moscou: Editorial Progreso, 1976.

GALPERIN. A direção do processo de aprendizagem. Revista AMAzônica, Manaus, ano 6, vol.11, n.2, p.478-484, 2013.

MAJMUTOV, M. J. La Enseñanza Problémica. Habana: Pueblo y Revolución, 1983

MENDOZA, H. J. G. Estudio del Efecto del Sistema de Acciones en el Procesos de Aprendizaje en los Alumnos en la Actividad de Situaciones Problema en Matemática, en la Asignatura de Álgebra Lineal, en el Contexto de la Facultad Actual de la Amazonia. 343 p. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidad de Jaén, Jaén, Espanha , 2009.

MENDOZA, H.J.G.; DELGADO, O.T. A contribuição do ensino problematizador de Majmutov na formação por etapas das ações mentais de Galperin. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v. 2, p. 166-192, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n1a2018-8

NACARATO, A. M.; GALVÃO, E. S. O Letramento Matemático e a Resolução de Problemas na Provinha Brasil. Revista Eletrônica de Educação, v.7, n.3, p. 81-96, 2013 DOI: https://doi.org/10.14244/19827199849

NCTM. An Agenda for Action: Recommendations for School Mathematics in the 1980’s. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 1980.

NCTM. Principles and Standards for School Mathematics. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2000.

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; OLIVEIRA, M.V. F. A Formação de Habilidades Gerais no Contexto Escolar: contribuições da teoria de P. Ya. Galperin. In: NÙÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. (org.). P. Ya. Galperin e a Teoria da Assimilação Mental por Etapas: pesquisas e experiências para um ensino inovador. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2016

NÚÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L. Diagnóstico do nível de desenvolvimento da orientação de uma ação, em Química Geral, com futuros professores: contribuições da Teoria de P. Ya. Galperin. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, v.2, n.2 p.412-439, 2018. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv2n2a2018-6

ONUCHIC, L. R.; ALLEVATO, N. S. G. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 73-98, 2011

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1977

RODRÍGUEZ, M. e BERMÚDEZ, R. Psicología del Pensamiento Científico. La Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1999

SOUZA, D. D.; JUSTULIN, A.M. A Resolução de Problemas e suas Diversas Abordagens e Livros Didáticos de Matemática do 7º Ano do Ensino Fundamental. In: XI Encontro Nacional De Educação Matemática, Curitiba-PR, 2013

TALÍZINA, N. F. Psicología de la Enseñanza. Moscou: Editorial Progreso, 1988.

Downloads

Publicado

2020-12-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 196
  • PDF downloads: 90

Como Citar

SOARES DA SILVA OLIVEIRA, N. V.; GARCÍA MENDOZA, H. J. Habilidades na resolução de problemas fundamentada na teoria da atividade em estudantes da licenciatura em matemática. REMATEC, [S. l.], v. 15, n. 35, p. 27–45, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p27-45.id284. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/93. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos