Atividades investigativas no ensino de função afim: desafios e possibilidades

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p122-142.id289

Palavras-chave:

Investigação matemática, Função afim, Produção e venda de geladinhos, Produção de significados

Resumo

As atividades elaboradas por professores para suas aulas de Matemática apresentam diferentes ramificações, todas com um mesmo propósito, a aprendizagem dos alunos sobre os assuntos requeridos no currículo. No presente artigo expomos algumas reflexões sobre atividades investigativas em sala de aula, destacando uma que envolve o ensino de função afim, mostrando desde sua elaboração, até a aplicação e análise dos resultados obtidos. Trata-se de uma atividade investigativa desenvolvida no ano de 2017, envolvendo uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Considerando o contexto de aplicação, discutimos sobre o potencial de aulas investigativas como metodologia a ser adotada no ensino de Matemática, considerando que a produção de significados pode ocorrer de forma mais dinâmica a partir dos conhecimentos prévios e estratégias pessoais de resolução de problemas, ou seja, considerando o repertório de conhecimentos e de estratégias pessoais dos próprios alunos, podendo, inclusive, levar a diferentes resultados para uma mesma situação. A atividade foi elaborada com ênfase na venda de geladinhos e foi dividida em três etapas. Na primeira, foi discutido sobre isto como uma possibilidade de empreendedorismo; na segunda, foi explorado um quadro com os ingredientes de nove sabores de geladinhos; e, na terceira etapa, cada equipe trabalhou com um único sabor, com o objetivo de criar estratégias para as vendas desse produto, descobrir o valor do custo de produção, do preço de venda e do lucro obtido com dois geladinhos de tamanhos diferentes.  A partir da investigação proposta e que era particular para cada equipe, pediu-se que os alunos determinassem as funções que representavam o preço de custo, de venda e de lucro de cada sabor de geladinho, os gráficos dessas funções e o ponto de vista de cada uma delas sobre a atividade que estava em pauta. Foi constatado uma maior interação entre os alunos, raciocínios diferentes para o mesmo fim e uma ótima oportunidade para discutirmos situações tão presentes em nosso dia a dia, como o empreendedorismo e o capitalismo que estão tão presentes em nosso cotidiano e na sociedade em que estamos inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, José Joelson P. Gêneros do discurso como forma de produção de significados para aulas de matemática. São Paulo/ Campina Grande: Livraria da Física/ Eduepb, 2016.

BIRD, Marion H. Mathematics for young children: An active thinking approach. London: Routledge, 1991.

CHEVALLARD, Yves; BOSCH, Marianna; e GASCÓN, Josep. Estudiar matemáticas: el eslabón perdido entre enseñanza y aprendizaje. 2. ed. Barcelona: Horsori Editorial, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 53ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

KWANG, Teong Su. An Investigative Approach to Mathematics Teaching and Learning. The mathematics educator. 2002. v. 6, n. 2, 32-46.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1987.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PONTE, João P.; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

SOUSA, Ivan B. Produção de significados a partir de investigações matemáticas: função afim e contextos cotidianos. 2018. 250f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, Campina Grande, 2018.

SOUSA, Ivan B.; ALMEIDA, José Joelson P. Empreendedorismo e função afim: contextos cotidianos e aulas investigativas. Campina Grande, PB: PPGECEM-UEPB, 2018. Disponível em http://pos-graduacao.uepb.edu.br/ppgecm/produtos-educacionais/.

Downloads

Publicado

2020-12-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 235
  • PDF downloads: 113

Como Citar

SOUSA, Ivan Bezerra de; PIMENTEL DE ALMEIDA, José Joelson. Atividades investigativas no ensino de função afim: desafios e possibilidades. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 35, p. 122–142, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p122-142.id289. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/98. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos