PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP

Authors

  • Denise Silva Vilela Programa de Pós-graduação em Educação
  • João Alves de Souza Neto Programa de Pós-graduação em Educação

Keywords:

Educação Matemática, OBMEP, capital simbólico, práticas matemáticas

Abstract

Este artigo visa estudar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por meio do referencial teórico das práticas matemáticas, neste caso enfatizando os desdobramentos metodológicos desta abordagem, isto é, considerado que a teoria não visa descrever, mas ver de outro modo. Trata-se de uma articulação das discussões da Educação Matemática, da filosofia e sociologia contemporânea, principalmente, da Teoria da Prática de Bourdieu. A ênfase filosófica na linguagem, considerada a partir de Wittgenstein, possibilitou um olhar para o aspecto simbólico do conhecimento matemático.  Tomar a OBMEP como objeto de investigação foi potente  para  entender  a  ideia  de  campo  e  de  capital  simbólico,  tomadas  de Bourdieu, assim como permite ver de outro modo esta avaliação que tem ganhado proporções cada vez maiores em nosso país.   O estudo indica que o campo da matemática tem capital suficiente para premiar e naturalizar este conhecimento em nossa sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2012-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 66
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 68

How to Cite

VILELA, Denise Silva; SOUZA NETO, João Alves de. PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP. REMATEC, Belém, vol. 7, no. 11, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/364. Acesso em: 14 may. 2024.

Issue

Section

Artigos Cientí­ficos