A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico

Autores/as

  • Luiz Marcio Santos Farias
  • Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires

Resumen

Os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios  matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre   os   diferentes   domínios   matemáticos   no   ensino   secundário.   Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da  transposição  didática,  das  práticas  dos  professores  e  da  resolução  de problemas constitui o tema das nossas pesquisas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2010-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 37
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 22

Cómo citar

SANTOS FARIAS, Luiz Marcio; LISBOA MORENO PIRES, Maria Auxiliadora. A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico. REMATEC, Belém, vol. 5, n.º 7, p. 14–22, 2010. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395. Acesso em: 14 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos