A Taxonomia SOLO nas teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p32-46.id217

Palavras-chave:

Taxonomia SOLO, Ensino e Aprendizagem, Educação

Resumo

A Taxonomia SOLO (TS) tem uma diversidade de aplicações dentro das mais várias áreas de estudo, a qual pode ser muito utilizada, como por exemplo, para avaliar a qualidade da aprendizagem, objetivos curriculares, categorização de questões, ou ainda para categorização de respostas. Desse modo, o objetivo deste artigo consiste em verificar como essa teoria vem sendo utilizada pelos pesquisadores brasileiros nas últimas décadas. Para desenvolvereste texto, buscamos no catálogo de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) pesquisas que utilizaram a TS e foram desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil. Nessas condições, observamos que apenas 12 dissertações foram defendidas no período de 2006 a 2019, não constando nenhuma tese. Por meio da leitura dos resumos, observamos que os objetos de pesquisa desses trabalhos foram alcançadosutilizando a TS como ferramenta metodológica. Diante do exposto, podemos inferir que essa teoria tem um leque diversificado de possibilidades de utilização nas várias áreas de estudo, que se levada em consideração pode ser muito útil, como exemplo, para a educação, a ciências exatas, dentre outras.

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Publicado

2020-04-30
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Como Citar

GUEDES FERREIRA, Francisco Fialho; PESSOA CHAVES ROCHA, Maria Lúcia. A Taxonomia SOLO nas teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação no Brasil. REMATEC, [s. l.], v. 15, p. 32–46, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p32-46.id217. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/122. Acesso em: 1 maio. 2024.

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Artigos Cientí­ficos

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