práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.0.n32.p09-28.id201

Palavras-chave:

História da Matemática, Álgebra Linear

Resumo

Neste artigo relatamos resultados de uma investigação em obras originais, referente ao estudo das matrizes, que evidenciou a problemática referente ao ensino desse objeto no ensino superior. Objetivamos identificar e analisar a epistemológia das matrizes para uma perspectiva de ensino de parte da Álgebra Linear. A Teoria de alicerce desse trabalho foi a Teoria Antropológica do Didático. A metodologia empregada foi pesquisa qualitativa de cunho histórico e epistemológico. Nesse sentido tal abordagem pode contribuir para um saber, transcendendo meros processos algorítmicos, pois de um modo geral o professor desconhece o porquê de se estudar matrizes. Assim reconstruirmos racionalmente as tarefas que pudessem revelar a gênese do método da Eliminação Gausseana, dos operadores e das operações matriciais. Essa pesquisa revelou que as atividades propostas na formação de professores de Matemática pode fornecer subsídios para (re) construir as tarefas com matrizes. Concluímos que o estudo de sistemas lineares no que diz respeito a técnica referente ao método da substituição e eliminação, foi primordial para o surgimento da Teoria das Matrizes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BOSCH, M.; GÁSCON, J. Las práticas docentes del professor de matemáticas. XIème École d'Été de Didactique des Mathématiques. Versión provisional. Barcelona. 2001.BOYER, C.B. (1974). História da matemática. Trad. Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher.

BRUTER, C.P. (1998). Compreender as matemáticas. As dez noções fundamentais. Instituto Piaget.

CAYLEY, A. (1858). A memoir on the theory of matrices. Philosophical Transactions of the Royal Society of London. 148, 17–37. DOI: https://doi.org/10.1098/rstl.1858.0002

CAYLEY, A. (2009). Remarques sur la Notation des Fonctions Algébriques. In: The Collected Mathematical Papers. 2009. 185-188. [Online]. Cambridge Library Collection - Mathematics. Cambridge: Cambridge University Press. Available from: Cambridge Library Collection. Retirado em 1 de janeiro, 2015, de: http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511703683. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511703683.035

COMTE. A. Traité Élémentaire de géométrie analytique a deux et a trois dimensions. Paris, 1843.

DODGSON, C. T. (1867). An Elementary Treatise on Determinantes. Oxford. Londres.

DORIER, J. L. (1995). Genesis of vector space theory, Hist. Math, 22, 3. DOI: https://doi.org/10.1006/hmat.1995.1024

DORIER, J. L. (2003). Some comments on “The role of Proof in Comprehending and Teaching Elementary Linear Algebra” by F. Uhlig, Education Studies in Mathematics, 51, 185-191.

EULER, L. (1750). Sur une contradiction apparente dans la doctrine des lignes curbes. In: Berlin, D. A. der W. zu ". Histoire de l'Académie royale des sciences et des belles lettres de Berlin: avec les mémoires pour la même année, tirez des registres de cette Académie. Germany: Berlin: Editora: Chez Ambroise Haude, 4. 219 – 233.

FROBENIUS, F. G. (1875). Ueber das Pfaffsche Problem. Flachen.Journal Für Die Reine und Angewandte Mathematik. Berlin. 82. 353.

FROBENIUS, F. G. (1877). Ueber Systeme und Gewebe Algebraischen Flachen.Journal Für Die Reine und Angewandte Mathematik. Berlin. 82. 353. DOI: https://doi.org/10.1515/crll.1877.82.1

FROBENIUS, F. G. L’analise des pratiques enseignantes em théorie antropologique du didactique. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble, La Pensée Sauvage, v. 19, n. 2, p. 221-265, 1999.

GÁSCON, J. (2000). Incidencia del modelo epistemológico de las matemáticas sobre las prácticas docentes. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, México, v. 4, n. 2, p. 129-159.

HERMANN, A. (1886). La Géométrie de René Descartes. Nova edição. Paris.

MENDES, I. A. (2015). História da matemática no ensino: entre trajetórias profissionais, epistemologias e pesquisa. São Paulo: Editora Livraria da Física.

O’CONNOR, J, J. ROBERTSON E, F. (1996). Matrices and determinants. Retirado em 12 de março, 2016, de: http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/HistTopics/Matrices_ and_determinants. s.html.

Downloads

Publicado

2019-12-27
Métricas
  • Visualizações do Artigo 80
  • PDF downloads: 43

Como Citar

CARDOSO DE MATOS, Fernando; VIANA NUNES, José Messildo. práticas com matrizes a partir do estudo histórico epistemológico. REMATEC, [s. l.], v. 14, n. 32, p. 09–28, 2019. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.0.n32.p09-28.id201. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/150. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)