Conhecimentos necessários para a docência em matemática: um olhar em teses e dissertações brasileiras (2000-2021)

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p109-128.id516

Palavras-chave:

Estado do Conhecimento, Conhecimento docente, Professor que ensina matemática, MTSK

Resumo

A formação de professores que ensinam matemática é um tema recorrente para pesquisadores que atuam em Programas de Pós-Graduação. A pesquisa objetivou analisar o que dizem as dissertações e teses sobre os conhecimentos necessários para a atuação do docente de matemática. Para tanto, o aporte teórico foi ancorado em Shulman para a formação professor de modo geral, Ball, Thames e Phelps, e Carrillo e colaboradores para a formação do professor para ensinar matemática. Este estado do conhecimento investigou publicações disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Após a análise das 63 publicações, é evidente que as denominações dos conhecimentos necessários ao professor que ensina matemática, antes do estabelecimento do Conhecimento Especializado dos Professores de Matemática (MTSK), são controversos e dão importância maior a um tipo de conhecimento em detrimento de outro. Nesse sentido, as pesquisas com ancoramento no MTSK vêm se destacando nos últimos anos.

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Biografia do Autor

Jaryanne Rufino da Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestranda em Ensino, Instituto Federal de Mato Grosso (PPGEn/IFMT). Professora no Colégio Master Unidade Khalil (CMK) Rondonópolis, Mato Grosso, Brasil

Thiago Beirigo Lopes, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (REAMEC/UFMT). Professor no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Ana Cláudia Tasinaffo Alves, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso (REAMEC/UFMT). Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Cuiabá, Mato Grosso, Brasil

Referências

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2022-03-24
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Como Citar

RUFINO DA SILVA, Jaryanne; BEIRIGO LOPES, Thiago; TASINAFFO ALVES, Ana Cláudia. Conhecimentos necessários para a docência em matemática: um olhar em teses e dissertações brasileiras (2000-2021). REMATEC, [s. l.], v. 17, p. 109–128, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p109-128.id516. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/16. Acesso em: 27 abr. 2024.

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