Poliedros de Platão e Relação de Euler numa abordagem utilizando a História da Matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p150-168.id522

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Modelo dos Campos Semânticos, Ensino fundamental

Resumo

Este artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado desenvolvida pelas autoras no ano de 2020 e 2021 no cenário do ensino híbrido devido a COVID-19. A pesquisa busca investigar os significados produzidos por alunos do 8° ano do ensino fundamental diante de uma abordagem pedagógica relacionada a História da Matemática no estudo de Poliedros de Platão e da Relação de Euler. O solo epistemológico é constituído pelo Modelo dos Campos Semânticos (MCS), segundo Romulo Lins, junto com a historiografia da matemática como vertente metodológica no ensino da matemática. Durante a prática pedagógica os alunos puderam ter uma visão de criação humana desses objetos matemáticos, pois fugimos da abordagem dita convencional, isto é, de trabalhar uma matemática a partir de resultados a serem memorizados e aplicados. Em vez disso, viabilizamos uma visão sobre como o conteúdo foi desenvolvido no passado por diversas pessoas e momentos, considerando a história como promotora de atitudes e de valores.

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Biografia do Autor

Thaciane Jähring Schunk, Instituto Federal do Espírito Santo

Mestra em Educação em Ciências e Matemática pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES).

Lígia Arantes Sad, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Jucutuquara, Vitória, Espirito Santo, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Barão de Mauá, Jucutuquara, Vitória, Espirito Santo, Brasil.

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Publicado

2022-03-24
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Como Citar

JÄHRING SCHUNK, Thaciane; ARANTES SAD, Lígia. Poliedros de Platão e Relação de Euler numa abordagem utilizando a História da Matemática . REMATEC, Belém, v. 17, p. 150–168, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p150-168.id522. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/18. Acesso em: 16 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos