PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP

Autores

  • Denise Silva Vilela Programa de Pós-graduação em Educação
  • João Alves de Souza Neto Programa de Pós-graduação em Educação

Palavras-chave:

Educação Matemática, OBMEP, capital simbólico, práticas matemáticas

Resumo

Este artigo visa estudar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas por meio do referencial teórico das práticas matemáticas, neste caso enfatizando os desdobramentos metodológicos desta abordagem, isto é, considerado que a teoria não visa descrever, mas ver de outro modo. Trata-se de uma articulação das discussões da Educação Matemática, da filosofia e sociologia contemporânea, principalmente, da Teoria da Prática de Bourdieu. A ênfase filosófica na linguagem, considerada a partir de Wittgenstein, possibilitou um olhar para o aspecto simbólico do conhecimento matemático.  Tomar a OBMEP como objeto de investigação foi potente  para  entender  a  ideia  de  campo  e  de  capital  simbólico,  tomadas  de Bourdieu, assim como permite ver de outro modo esta avaliação que tem ganhado proporções cada vez maiores em nosso país.   O estudo indica que o campo da matemática tem capital suficiente para premiar e naturalizar este conhecimento em nossa sociedade.

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Publicado

2012-11-04
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Como Citar

VILELA, Denise Silva; SOUZA NETO, João Alves de. PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO E CAPITAL SIMBÓLICO DA MATEMÁTICA: O CASO DA OBMEP. REMATEC, [s. l.], v. 7, n. 11, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/364. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos