A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico

Autores

  • Luiz Marcio Santos Farias
  • Maria Auxiliadora Lisboa Moreno Pires

Resumo

Os trabalhos desenvolvidos pelos professores e alunos no ensino secundário de Matemática, inscrevem-se em diferentes domínios. Investigações em Didática da Matemática já sinalizaram a possibilidade e a importância, para o processo de ensino-aprendizagem, das "idas e vindas" feitas entre os diferentes domínios  matemáticos. Este artigo se interessa pelo estudo das inter-relações entre   os   diferentes   domínios   matemáticos   no   ensino   secundário.   Mais precisamente as inter-relações entre os domínios numérico-algébrico e geométrico - NAG no Ensino Secundário de Matemática - EMS. Até o presente momento, pouco desenvolvido na didática da matemática, o estudo do NAG do ponto de vista da  transposição  didática,  das  práticas  dos  professores  e  da  resolução  de problemas constitui o tema das nossas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2010-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 37
  • PDF downloads: 22

Como Citar

SANTOS FARIAS, Luiz Marcio; LISBOA MORENO PIRES, Maria Auxiliadora. A teoria antropológica da didática e o estudo das inter-relações entre domínios numérico, algébrico e geométrico. REMATEC, [s. l.], v. 5, n. 7, p. 14–22, 2010. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/395. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos