Compreendendo as linhas de partes iguais do compasso de proporção (1631) pelo teorema de proporcionalidade

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023001.id433

Palavras-chave:

Compasso de proporção., Linhas de partes iguais., Teorema de proporcionalidade.

Resumo

Muitos alunos da educação básica estudam geometria compreendendo apenas seus conceitos teóricos, sem correlacioná-los com a prática. Estudiosos da educação matemática e da história da matemática já realizam pesquisas que possibilitam a correlação. Dentre elas, este artigo explanará uma atividade advinda do estudo do tratado L’usage du compas de proporção, publicado em 1631 por Didier Henrion, que permitiu a construção de atividades que relaciona o teorema de proporcionalidade, o perpendicularismo e o paralelismo, partindo de reflexões na qual os alunos precisam identificar um perpendicularismo para validar um paralelismo, e assim conseguir utilizar os seus conhecimentos sobre o teorema de proporcionalidade. O objetivo é apresentar as aplicações e discursões sobre os conceitos geométricos advindo de um trecho de L’usage du compas de proporção, sobre a construção das linhas de partes iguais contida no compasso de proporção, aplicado em duas turmas de 2° ano do ensino médio. Baseada numa metodologia de abordagem qualitativa de caráter descritivo, tendo sua aplicação apoiada no trabalho em grupo. Em relação aos resultados, alguns alunos até conheciam conceitos teóricos sobre o teorema das proporcionalidades, paralelismos e perpendicularismos. Entretanto, quando necessitavam relacioná-los na prática, não conseguiam diferenciar um esquadro de noventa grau com outros que não era. Dificultando a compreensão e validação de um paralelismo, e por consequência, não conseguiam utilizar seus conhecimentos sobre o teorema das proporcionalidades. Logo, conclui-se que atividade aplicada com os alunos foi importante para eles conseguirem relacionar conceitos geométricos teóricos (perpendicularismo e paralelismo) com a prática, permitindo a ressignificação e a compreensão destes assuntos.

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Biografia do Autor

Thalya Cristiny de Sousa Masseno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestranda do Programa de pós-graduação em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Pós-Graduação Lato Sensu em Nível de Especialização, na área de educação, em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade de Educação São Luís e licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Experiência na área de Matemática, principalmente Tem experiência nos seguintes temas: a existência do laboratório, formação de professores, material manipulável laboratório de matemática, Educação Matemática da Matemática. Participe como membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação com ênfase em História de Matemática, principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface e ensino de matemática.

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2023-01-01
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Como Citar

MASSENO, Thalya Cristiny de Sousa; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Compreendendo as linhas de partes iguais do compasso de proporção (1631) pelo teorema de proporcionalidade. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023001, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023001.id433. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/433. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos