Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016)

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465

Palavras-chave:

Educação Matemática e Inclusão, Educação de Surdos, Língua Brasileira de Sinais

Resumo

O presente texto tem por objetivo apresentar reflexões em relação a educação matemática e educação de surdos no contexto das pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (UFPA/PPGECM), no período de 2006 a 2016. Para isso, o estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica, realizada a partir do catálogo online do UFPA/PPGECM, revisita alguns contextos históricos sobre a educação de surdos, em seus aspectos sociais, legais e linguísticos e, posteriormente introduz as pesquisas sobre a temática desenvolvida no referido Programa, por fim, as discussões inerentes ao objetivo deste estudo. Os resultados apontam para uma reafirmação sobre a necessidade da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no ensino de matemática e uma mudança de como esta língua deve ser discutida e implementada nesse processo, assim como uma educação bilíngue que atenda às características socioculturais dos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Edson Pinheiro Wanzeler, Universidade Federal do Amazonas

Autista, Professor pesquisador em Educação Matemática e Inclusão, possui graduação em Matemática (lic.) (UEPA, 2008), especialização em Educação (especial e inclusiva) (FACINTER, 2010), em Língua Brasileira de Sinais (docência e interpretação) (FAT, 2013), e em Diversidade, Acessibilidade e Inclusão (UNISE, 2022), mestrado e doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA, 2020). Atualmente é docente da Universidade Federal do Amazonas (área: libras/educação), lotado no Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia, integra o Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) (UFPA/IEMCI) e o Laboratório de Educação Matemática e Inclusão (LEMIn) (UEA/CSTB)

Elielson Ribeiro de Sales, Universidade Federal do Pará

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Pará, mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, coordenador do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão), membro do GT13 - Diferença, Inclusão e Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática e membro do GT-TEA da Secretaria Municipal de Educação de Belém/PA. Atua na área de Ensino, com ênfase em Educação em Ciências e Matemática nos seguintes temas: Ensino e aprendizagem de ciências e matemática na perspectiva das diferenças.

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2023-03-06
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Como Citar

WANZELER, Edson Pinheiro; SALES, Elielson Ribeiro de. Ensino de Matemática para Alunos Surdos no Contexto das Pesquisas do PPGECM/IEMCI/UFPA (2006-2016). REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023009, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023009.id465. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/465. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Seção

Artigos Cientí­ficos