Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309

Palavras-chave:

Educação especial, grupo de pesquisa, Inclusão

Resumo

Uma vista sobre o percurso do Grupo Ruaké é mostrada neste texto, objetivando apresentar as produções do Grupo em nível de mestrado e doutorado, concluídas e em andamento no período 2014/2018. São abordadas metodologicamente a partir de revisão bibliográfica de produções do grupo e pesquisa sobre acessibilidade para localização georreferenciada do Instituto de Educação em Ciências e Matemáticas – IEMCI. Enquanto resultados, observamos ênfase em estudos relativos às deficiências sensoriais, mostradas em quadros específicos em nível de mestrado e doutorado, sendo este representado por estudo focado em estudo de deficiência visual. Ao final, concluímos que o caminho traçado pelo Grupo na convergência de pesquisas sobre educação especial foi ampliado, sem, contudo, rumar em direção a fechamentos de conceituações ou definições na área, que podem implicar em ocorrência de equívocos. Assim, o Grupo Ruaké pesquisa, reflete e instiga questionamentos que vislumbrem perspectiva de inclusão de pessoas na condição de vulnerabilidade social e deficiências.

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Publicado

2020-12-22
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Como Citar

SALES, Elielson Ribeiro de. Grupo Ruaké e suas abordagens de pesquisas em educação matemática inclusiva. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 36, p. 149–163, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p149-163.id309. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/87. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos