As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539

Palavras-chave:

Formação de professores, Etnomatemática, Professores que ensinam matemática

Resumo

No século XX, na década de 1970, surge a Etnomatemática visando uma contribuição para melhorias no ensino da matemática, a partir de práticas em diferentes contextos culturais. Ela emerge como um programa promissora que reconhece e valoriza o conhecimento matemático presente nas diversas culturas e práticas sociais de grupos étnicos. Objetiva-se discutir a importância da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática por meio de uma abordagem intercultural, promovendo uma educação mais inclusiva, significativa e contextualizada em diferentes culturas. Trata-se de um estudo teórico Este estudo apoia-se nas referências de teóricos da formação continuada, e da Etnomatemática. Destaca-se o resultado de duas pesquisas de mestrado que acompanharam o trabalho pedagógico de professores, uma de uma instituição pública Federal (2007) e outra privada (2015), respectivamente, nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Lajeado (RS). Conclui-se após análises que os sujeitos das pesquisas, concordaram com a importância de ensinar matemática sob a perspectiva Etnomatemática e suas implicações no contexto social.

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Biografia do Autor

Luzitânia Dall'Agnol, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutora em Educação Matemática, pela PUC/SP. Mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006); Especialização em Matemática Superior; Especialização em Modelagem Matemática; Especialização em Metodologia do Ensino-Aprendizagem de Ciências no Processo Educativo; Especialização em Metodologia e Didática no Ensino Superior; Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação; Especialização em Docência na Educação Básica; Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática - Faculdades Reunidas de Administração Ciências Contábeis e Econômicas de Palmas (1993). Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário FIEO((2020). Graduanda no Curso de Direito da UNIVALI. Aluna do Pós doutorado da UFC. Atualmente é professora de Matemática e Estatística do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática. Estatística. Modelagem Matemática, Matemática Aplicada. Etnomatemática. Cálculo Integral. Álgebra. Abordagens do Ensino e da Aprendizagem na EPCT. Pesquisa em Educação II: Projeto de Intervenção. Pesquisadora da cultura indígena, Etnomatemática e Formação de Professores.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará(PPGE/UFC)(nota 4). Licenciada em Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN(nota 5). Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ)(nota 7). Professora Associada de matemática no Curso de Pedagogia(FACED/UFC). Coordenadora do Mestrado profissional em Ensino de Ciências e Matemática - (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência(PIBID/UFC). Especialista em Informática Educativa pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Especialista em Sistema de Informação pela Universidade Gama Filho(UGF), Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cruzeiro do Sul(UNICSUL). Pesquisadora e orientadora nos Programas de Pós-Graduação em Educação - (PPGE/UFC), no Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática(ENCIMA/UFC) e no doutorado em Rede(RENOEN). Tem projetos de pesquisa com bolsistas PIBIC, PIBICEM e PIBITI, financiados pelo CNPq, Funcap e UFC. Coordenou o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico(PAAP) responsável pela Formação para Docência do Ensino Superior de todos os professores da UFC(2019-2023). Idealizou, desenvolveu, implementou e coordenou o sistemas de ensino online PAAPFormação(AVA)(2020-2023). Os projetos de pesquisa têm foco na Inovação pedagógica, Moonshots, Cyberdidática, Tecnologias educacionais, avaliação, currículo e saberes docentes que envolvem às tecnologias da informação e comunicação da educação(TDICE) e ensino de Matemática. Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique. Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática(ProPed/UERJ/CNPq). Participa do laboratório de Pesquisas Multimeios(MM). Coordenadora da Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino(LECE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem(G-TERCOA/UFC/CNPq).

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Publicado

2023-10-21
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Como Citar

DALL'AGNOL, Luzitânia; SANTOS, Maria José Costa dos. As contribuições da Etnomatemática na formação continuada de professores que ensinam matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 43, p. e2023032, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023032.id539. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/539. Acesso em: 29 abr. 2024.

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