O que a história pode nos dizer sobre uma suposta natureza da matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023008.id512

Palavras-chave:

Alquimia, Geometria Sagrada, Cosmologia, História das Ciências, Filosofia e História da Matemática

Resumo

O artigo apresenta elementos que podem contribuir com as discussões sobre a existência de uma suposta natureza da matemática. É feito um sobrevoo sobre o início da Idade Moderna para observar como eruditos daquela época entendiam a natureza da matemática e as conexões que estabeleciam entre alquimia, astronomia, medicina e matemática. As discussões são subsidiadas por imagens e fragmentos de textos que evidenciam que, caso exista algo que se possa denominar de “natureza” da matemática, com certeza ela é polifônica e historicamente situada.

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Biografia do Autor

Arlete de Jesus Brito, Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Professora Livre Docente em História e Educação Matemática, pela UNESP. Possui pós-doutorado pela Universidade de Bielefeld, Alemanha (2009) e doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professora da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da educação matematica e formação de professores. 

Andreia Dalcin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Educação área de Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; graduação em Licenciatura em Ciências: Habilitação Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (1996). Desenvolve pesquisas nos campos da História da Educação Matemática e Formação de Professores. Atualmente atua como professora Associada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - FACED/ Departamento de Ensino e Currículo. Atua como docente e pesquisadora permanente no Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática e Estatística e como colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática ? PPGECEM, da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática ? REAMEC. Lider do Grupo de Pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática - HIFEM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de matemática, educação, história e filosofia da matemática e da educação matemática, formação de professores de matemática e ciências, formação de professores para Educação do Campo, conexões entre a Matemática e as Artes. Possui experiência em educação a distância mediada por computadores tendo atuado em projetos nessa área. Coordenou o Subprojeto Matemática do PIBID/UFRGS de 2013 a 2017. Coordena o Programa de extensão Laboratórios de Matemática em escolas públicas.

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2023-08-01
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Como Citar

BRITO, Arlete de Jesus; DALCIN, Andreia. O que a história pode nos dizer sobre uma suposta natureza da matemática. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 44, p. e2023008, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n44.pe2023008.id512. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/512. Acesso em: 27 abr. 2024.