Hortas escolares e interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023010.id549

Palavras-chave:

Horta escolar, Alimentação saudável, Alimentos regionais, Ensino interdisciplinar, Educação ambiental.

Resumo

O estudo teve como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos e práticos acerca da importância da implantação de modelos de hortas agroecológicas em espaços escolares, envolvendo os atores sociais locais e orientando-os para o desenvolvimento de palestras e oficinas para formação de professores e estudantes do ensino fundamental, na comunidade rural assentada de Boa Fé, em Mossoró, Rio Grande do Norte. Foram desenvolvidas oficinas para docentes e discentes com o propósito de trabalhar as principais temáticas utilizadas para a implantação da horta em uma escola da rede municipal de ensino numa perspectiva interdisciplinar. As mudas foram preparadas em laboratório, com o uso de insumos e sementeiras. Em seguida, definiu-se o terreno para a localização da horta que foi implantada com o apoio dos discentes e docentes. Verificou-se que os discentes apresentavam interesse em práticas de cultivo e a horta escolar contribuiu com o desenvolvimento do ensino interdisciplinar e contextualizado, uma vez que envolve conhecimentos de diferentes disciplinas. As hortaliças produzidas foram utilizadas para incrementar o cardápio escolar e para despertar o interesse dos discentes para o consumo de alimentos saudáveis.

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Biografia do Autor

Márcia Regina Farias da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Ecologia Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil. Endereço para correspondência: Departamento de Gestão Ambiental, Faculdade de Ciências Econômicas, Rua Prof. Antônio Campos, s/n., BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva, Campus Central – UERN, Mossoró, RN, Brasil, CEP: 59600-000

Carlos Aldemir Farias, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, Pará, Brasil. Endereço para correspondência: Instituto de Educação Matemática e Científica, Rua Augusto Corrêa, 01, Cidade Universitária Prof. José da Silveira Netto, Guamá, Belém, PA, Brasil, CEP: 66075-110.

Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel Dutra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bananeiras, Paraíba, Brasil. Endereço para correspondência: Departamento de Educação, CCHSA, UFPB, Campus Universitário III, Rua João Pessoa, s/n., Bananeiras, PB, Brasil, CEP: 58220-000.

Marlene Yara Tenório Soares, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente–PRODEMA, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Endereço para correspondência: Rua Francisco Mota, 572, Presidente Costa e Silva, Mossoró, RN, Brasil, CEP: 59625-900.

Referências

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Publicado

2023-09-23
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Como Citar

SILVA, Márcia Regina Farias da; FARIAS, Carlos Aldemir; DUTRA, Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel; SOARES, Marlene Yara Tenório. Hortas escolares e interdisciplinaridade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 45, p. e2023010, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023010.id549. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/549. Acesso em: 1 maio. 2024.