Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

Em reportagem publicada no Boletim de Ciências Sociais, de 1954, Claude Lévi-Strauss indicou sua forma de compreender a matemática como uma das manifestações culturais humanas. Ele assegurava que esse conhecimento não escaparia do desespero dos ‘grandes números’, por considerar que as Ciências Sociais têm se abraçado sem esperança em galhos, perdidas em um oceano de números. Podemos considerar que, ao longo de quase sete décadas após essa afirmação de Lévi-Strauss, a Educação Matemática tem evidenciado seu foco de olhar para as relações existentes entre a sociedade, a cognição e a cultura (SCC). Dessa forma, acolhe pressupostos e princípios epistemológicos da Sociologia, da Antropologia, da História e da Psicologia como fatores que possibilitam a compreensão da criação da cultura matemática e suas múltiplas transformações no processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará

Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 1C do CNPq, Possui graduação em Licenciatura em Matemática e em Licenciatura em Ciências, ambas pela Universidade Federal do Pará (1983), Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e Pós-doutorado em Educação Matemática pela UNESP/Rio Claro (2008). Atualmente é professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (IEMCI), onde atua como pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Tem experiência no ensino de Cálculo, Geometria Analítica e Euclidiana, História da Matemática, História da Educação Matemática, Didática da Matemática e Fundamentos Epistemológicos da Matemática. Desenvolve pesquisas sobre: Epistemologia da Matemática, História da Matemática, História da Educação Matemática, História para o Ensino de Matemática, Práticas Socioculturais e Educação Matemática, Diversidade Cultural e Educação Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA).

Carlos Aldemir Farias, Universidade Federal do Pará

Carlos Aldemir Farias da Silva é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, linha de pesquisa Docência e Diversidade. É graduado em Ciências Sociais (Antropologia), mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Cursou pós-doutorado em Educação, com bolsa do CNPq (2013-2014), quando realizou pesquisa sobre práticas socioculturais com o propósito de fornecer subsídios à formação de professores da escola básica. É membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), vice-líder do Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM) e integrante do Núcleo Gera, ambos da UFPA. Desde 1997, é ligado, como pesquisador, ao Grupo de Estudos da Complexidade (GRECOM) da UFRN. É editor de livros científicos e das revistas REMATEC e EXPERIMENTART. Coordenador da coleção Contextos da Ciência na Editora Livraria da Física (São Paulo). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Educação, e atua numa perspectiva inter-transdisciplinar nos seguintes temas: formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental; práticas docentes e diversidade cultural; saberes da tradição; memória; povos tradicionais; mito; histórias de tradição oral na escola; e cultura.

Referências

GPSEM. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática. IV Escola de Estudos Avançados. Pesquisa em Cultura, História e Educação. Caderno de Programação e Resumos. Belém: UFPA, 2021.

GPSEM. Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática. V Escola de Estudos Avançados. Pesquisa em Cultura, História e Educação. Caderno de Programação e Resumos. Belém: UFPA, 2022.

MENDES, Iran Abreu; FARIAS, Carlos Aldemir (org.). Práticas Socioculturais e Educação Matemática. São Paulo: Ed. Livraria da Física, 2014 (Coleção Contextos da Ciência).

SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Estudos sobre cultura e práticas sociais: contribuições para a formação de professores de matemática. Projeto de pesquisa de Pós-Doutorado Júnior. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Natal, 2013.

SILVA, Carlos Aldemir Farias da; MENDES, Iran Abreu. Estudos sobre cultura e práticas sociais: contribuições para a formação de professores de matemática. XII Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). São Paulo, julho 2016, p. 1-12.

Downloads

Publicado

2023-09-23
Métricas
  • Visualizações do Artigo 170
  • PDF downloads: 132

Como Citar

MENDES, Iran Abreu; FARIAS, Carlos Aldemir. Práticas socioculturais e aprendizagem da cultura. REMATEC, [s. l.], v. 18, n. 45, p. e2023001, 2023. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n45.pe2023001.id540. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/540. Acesso em: 4 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>