Algumas considerações teóricas sobre o ensino de matemática por atividades

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p10-26.id283

Palavras-chave:

Teorias de Educação Matemática, ensino por atividades, construtivismo, características de atividades

Resumo

Investiga-se sete das principais tendências da Educação Matemática a partir do conceito unificador de ensino por atividades. O referido conceito é então considerado do ponto de vista teórico do construtivismo radical, complementado e corrigido pelo construtivismo social. Desta forma, depois de desmentir alguns mitos sobre as atividades, obtêm-se o delineamento das principais fases de atividades, a identificação de importantes características cognitivas e não-cognitivas delas e a constatação de importantes consequências para a sua implementação na sala de aula. Conclui-se que há duas principais abordagens para o ensino de matemática, uma em que o aluno é um agente ativo na construção do conhecimento através da sua participação em atividades e uma em que o aluno é um recipiente passivo na suposta transferência de conhecimento do professor.

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Referências

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Publicado

2020-12-05
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Como Citar

FOSSA, John A. Algumas considerações teóricas sobre o ensino de matemática por atividades. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 35, p. 10–26, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p10-26.id283. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/92. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos