O corpo do indivíduo como meio semiótico e centro do sistema referência no processo de objetivação da orientação espacial

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p194-208.id293

Palavras-chave:

Teoria da Objetivação, meios semióticos, orientação espacial, lateralidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar como o corpo atua como sistema de referência central para o desenvolvimento da orientação espacial. Para isso, com fundamentação na Teoria da Objetivação, desenvolvida por Luis Radford, analisa evidências relacionadas a objetivação dos saberes matemáticos referentes à orientação espacial, em especial quanto a utilização do corpo do indivíduo como meio semiótico relevante no âmbito da localização, da movimentação e da comunicação espacial. Os dados apresentados foram coletados durante uma pesquisa de intervenção desenvolvida em sala de aula, com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, em que foram realizadas tarefas que abordam a orientação espacial. Na análise dos dados coletados, demonstramos a importância da tomada de consciência dos saberes matemáticos mobilizados em torno do conceito de lateralidade e a importância do corpo do indivíduo como meio semiótico e sistema de referência central para o desenvolvimento da orientação espacial, quer seja no espaço real perceptível, no espaço representacional ou na relação entre ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

CLEMNTS, M.A. Spatial Abilities, Mathematics, Culture, and the Papua New Guinea Experience. In: CLARKSON, P., PRESMEG, N. (Eds.), Critical Issues in Mathmatics Education. Major contributions of Alan Bishop, New York, p. 97-106, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/978-0-387-09673-5_7

CLEMENTS, D. H.; SARAMA, J. Learning and teaching Early Math: The learning trajectory approach. New York, 2009. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203883389

D’ÁMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 7.ed. Campinas: Papirus, 2000.

GARNICA, A. V. M.; MARTINS-SALANDIM, M. E. A lateralidade e os modos de ver e representar. In: BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Geometria. Brasília: MEC, SEB, 2014, caderno 5.

GOMES, L. P. da S. Introdução à álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma análise a partir da Teoria da Objetivação. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, Rio Grande do Norte, Natal, 2020.

NEWCOMB, N. S.; UTTAL, D. H.; SAUTER, M. S. Spatial development. In P. Zelazo (Ed.), Oxford Handbook of Developmental Psychology, Oxford University Press. 2016.

PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves. A Teoria da Objetivação e o desenvolvimento da Orientação Espacial no Ensino-aprendizagem de Geometria. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2019.

PIRES, C.M.C.; CURI, E.; CAMPOS, T. M. M. Espaço e Forma: a construção de noções geométricas pelas crianças das quatro séries iniciais do Ensino Fundamental. São Paulo: PROEM, 2000.

RADFORD, L. Elementos de una teoría cultural de la objetivación. Revista Latinoamericana de Investigación en Matemática Educativa, Special Issue on Semiotics, Culture and Mathematical Thinking. p. 103-129, 2006.

RADFORD, L. Cultura e história: dos conceptops dificiles y controversiales en aproximaciones contemporaneas en la educación matemática [Culture and history: Two difficult and controversial concepts in current approaches to mathematics education]. In: MENDES, I. A.; SILVA, C. A. F. (Org), Cultura, Práticas Sociais e Educação Matemática. São Paulo: Livraria da Física, p. 49-68. 2014a.

RADFORD, L. De la teoría de la objetivación. Revista Latinoamericana de Etnomatemática, v. 7, n. 2, p.132-150, 2014b.

RADFORD, L.). Methoological Aspects of the Theory of Objectification. Revista Perspectivas da Educação Matemática – UFMS. Mato Grosso do Sul: UFMS, p. 547-567, 2015. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/1463/970. Acesso em 25 de mar. de 2018.

RADFORD, L. The Ethic of Semiosis and the Classroom constitutions of Mathematics subjects. 13th International Congress on Mathematical Education, 2016.

RADFORD, L. Aprendizaje desde la perspectiva de la Teoria de la Objetivación. In: D’AMORE, B., & RADFORD, L., Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas. p. 115-136, 2017.

RADFORD, L., Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA, v.12, n.2, p. 61-80, 2018a. DOI: https://doi.org/10.30827/pna.v12i2.6965

RADFORD, L., Semiosis and Subjectification: The Classroom Constitution of Mathematical Subjects. In: PRESMEG, N., RADFORD, L., ROTH, M., & KADUNZ, G. (Eds), Signs of signification. Semiotics in mathematics education research. Cham, Switzerland: Springer. p. 21-35, 2018b. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-70287-2_2

RADFORD, L., DEMERS, S., GUZMÁN, J. and CERULLI, M. Calculators, graphs, gestures, and the production meaning. In: PATEMAN, N.; DOUGHERTY, B.; ZILLIOX, J. (eds.), Proceedings of the 27 Conference of the international group for the psychology of mathematics education (PME27 –PMENA25), v.4, p. 55-62, 2003.

RADFORD, L., ARZARELLO, F., EDWARDS, L., & SABENA, C. The multimodal material mind: Embodiment in mathematics education. In: CAI, J.; (Ed.), First compendium for research in mathematics education. Reston, VA: NCTM, p. 700-721, 2017.

RADFORD, L.; D’AMORE, B. Enseñanza y aprendizaje de las matemáticas: problemas semióticos, epistemológicos y prácticos. Bogotá, Colombia: Universidad Distrital Francisco José de Caldas. 2017. 192 p

Downloads

Publicado

2020-12-05
Métricas
  • Visualizações do Artigo 112
  • PDF downloads: 42

Como Citar

ANDRADE ALVES PAIVA, Jussara Patrícia; AMORIM NORONHA, Claudianny. O corpo do indivíduo como meio semiótico e centro do sistema referência no processo de objetivação da orientação espacial. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 35, p. 194–208, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p194-208.id293. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/102. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos