Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática: saber escolar e formas distintas de produção do conhecimento matemático

Autores

  • José Roberto Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação Matemática, Pedagogia Histórico-crítica, Matemática Escolar

Resumo

A partir da transcrição de um trecho do filme “O dia em que a terra parou”(2008) este artigo apresenta algumas considerações segundo os quais  o saber escolar retrata parte das formas mais complexas  de  conhecimento  atingido  no  atual  estágio  de  desenvolvimento  da  história  social humana.  Como  tal,  defende  que  a  relação  entre  o  saber  escolar  e  as  formas  distintas  de manifestação do conhecimento em práticas sociais diversas, é uma relação entre o mais complexo (o saber escolar) frente ao menos complexo (o saber resultante das práticas sociais em contextos sociais diversos). Diante disto, emerge-se uma instigante questão em face ao debate cultural na Educação Matemática: o acesso ao saber mais complexo é um empecilho ao desenvolvimento “espontâneo”, “natural” até então atingido pelo menos complexo? Este artigo entende que não.

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Publicado

2016-12-16
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Como Citar

BOETTGER GIARDINETTO, José Roberto. Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Matemática: saber escolar e formas distintas de produção do conhecimento matemático. REMATEC, [s. l.], v. 11, n. 22, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/269. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos