REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores

  • José Roberto Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Marxismo, Cultura, Educação Matemática, Matemática Escolar

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre a questão cultural na Educação Matemática a partir da relação entre o desenvolvimento da prática social e a produção e sistematização do conhecimento matemático. Neste sentido num primeiro momento reflete-se sobre o nível de produção do conhecimento matemático em contextos sociais diversos em face ao nível de complexidade da realidade investigada. Em um segundo momento, tece-se considerações sobre a necessidade de se compreender o fenômeno da  cultura numa perspectiva totalizadora e  as  implicações diante da atomização da cultura em pesquisas de caráter etnográfico sobre a produção da matemática em contextos sociais específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 43
  • PDF downloads: 26

Como Citar

BOETTGER GIARDINETTO, José Roberto. REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. REMATEC, [s. l.], v. 7, n. 11, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/362. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos