REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO

Autores/as

  • José Roberto Boettger Giardinetto Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

Marxismo, Cultura, Educação Matemática, Matemática Escolar

Resumen

O objetivo deste artigo é refletir sobre a questão cultural na Educação Matemática a partir da relação entre o desenvolvimento da prática social e a produção e sistematização do conhecimento matemático. Neste sentido num primeiro momento reflete-se sobre o nível de produção do conhecimento matemático em contextos sociais diversos em face ao nível de complexidade da realidade investigada. Em um segundo momento, tece-se considerações sobre a necessidade de se compreender o fenômeno da  cultura numa perspectiva totalizadora e  as  implicações diante da atomização da cultura em pesquisas de caráter etnográfico sobre a produção da matemática em contextos sociais específicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2012-11-04
Métricas
  • Visualizações do Artigo 44
  • PDF (Português (Brasil)) downloads: 28

Cómo citar

BOETTGER GIARDINETTO, José Roberto. REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA SOCIAL E A PRODUÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO. REMATEC, Belém, vol. 7, n.º 11, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/362. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Artigos Cientí­ficos