O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p90-108.id514

Palavras-chave:

Matemática, Coordenador Pedagógico, Conhecimento matemático

Resumo

O coordenador pedagógico dentro das suas atribuições, busca promover a formação continuada dos professores na unidade escolar de atuação. Portanto, lidar com conhecimentos para ensinar Matemática torna-se condição essencial para contribuir nas reflexões e práticas dos seus docentes. Nesse sentido, este artigo, fruto de uma tese de doutorado em desenvolvimento, busca investigar as manifestações dos conhecimentos para ensinar Matemática que emergem das pesquisas acadêmicas brasileiras do período de 2011 a 2021. Para isso, utilizamos como referencial teórico para análise, as contribuições de Ball et al. (2010) e Curi (2021). Por meio de um mapeamento de pesquisa, analisamos seis (6) trabalhos acadêmicos que tratam da temática. Diante disso, concluímos que a maioria das pesquisas revela a importância do trabalho formativo dos conhecimentos específicos e pedagógicos para ensinar Matemática. Contudo, há necessidade de nos debruçarmos mais sobre o conhecimento curricular e o conhecimento comum do conteúdo.

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Biografia do Autor

Daniel Moreira da Silva, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutorando em Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Mestre Profissional em Educação: Formação de Formadores, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. São Paulo – SP, Brasil.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, SP, Brasil.

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2022-03-24
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Como Citar

MOREIRA DA SILVA, Daniel; CURI, Edda. O Coordenador Pedagógico e as Manifestações dos Conhecimentos Matemáticos: Revelações das Pesquisas Acadêmicas. REMATEC, [s. l.], v. 17, p. 90–108, 2022. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n40.p90-108.id514. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos