TESTES ADAPTATIVOS E OS NÍVEIS DISTINTOS DE COMPREENSÃO PARA TABELAS E GRÁFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Karine Machado Fraga de Melo Universidade Luterana do Brasil
  • Claudia Lisete Oliveira Groenwald Universidade Luterana do Brasil

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Estatística, Testes Adaptativos

Resumo

Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um banco de questões que compõe os testes adaptativos de uma sequência didática eletrônica elaborada para os anos finais do Ensino Fundamental. A sequência didática eletrônica integra conceitos estatísticos com o tema transversal Meio Ambiente e está implementada no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA). O Siena é uma plataforma de ensino que foi desenvolvida em parceria entre o Grupo de Estudos Curriculares de Educação Matemática (GECEM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) e o Grupo de Tecnologias Educativas da Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha. Neste artigo pretende-se promover a discussão de conceitos e procedimentos didáticos que favoreçam  o  desenvolvimento  dos  níveis  de  compreensão,  descritos  por  Curcio  (1989),  para gráficos e tabelas. Após a aplicação dos testes adaptativos, em uma amostra de 33 alunos que estavam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre/RS, evidenciou-se   que   o   Siena   mostrou-se   eficiente,  neste   experimento,   contribuindo   para  a identificação  dos  níveis  de  compreensão  que  podem  ser  aplicados  para  gráficos  e  tabelas. Observou-se através do desempenho dos alunos fornecido pelo banco de dados do Siena a presença de três níveis de compreensão para gráficos e tabelas: ler os dados, ler dentro dos dados e ler mais além dos dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

NOVAK, J. GOWIN D. Aprediendo a aprender. Barcelona: Ediciones Martínez Roca, S.A, 1988.

ROSSETI Jr., Hélio. Educação Estatística no ensino básico: uma exigência do mundo do trabalho. Revista Capixaba de Ciência e Tecnologia, Vitória, n. 2, p. 35-37, 1. Sem.

RUMSEY, D. Statistical Literacy as a Goal for Introductory Statistics Courses. Journal of Statistics Education. Vol. 10, Nº 3, 2002.

Downloads

Publicado

2016-03-16
Métricas
  • Visualizações do Artigo 76
  • PDF downloads: 39

Como Citar

FRAGA DE MELO, Karine Machado; OLIVEIRA GROENWALD, Claudia Lisete. TESTES ADAPTATIVOS E OS NÍVEIS DISTINTOS DE COMPREENSÃO PARA TABELAS E GRÁFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. REMATEC, [s. l.], v. 10, n. 19, 2016. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/299. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos