PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE

Autores

  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará
  • Denivaldo Pantoja da Silva Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Práticas Sociais, Regra de Três, Proporcionalidade, Etnocomunidades

Resumo

Neste trabalho tratamos de uma pesquisa inicial que busca compreender a convivência de diferentes práticas da regra de três na escola básica brasileira, ora em  relação  com  a  proporcionalidade,  ora  como  prática  inquestionável.  Para enfrentar essa problemática, iniciamos nossa investigação sob a luz da história e da epistemologia das práticas sociais da regra de três instituídas na sociedade em análises sustentadas pelas noções de Transposição Didática Institucional e de Etnocomunidades. Resultados preliminares apontam que as práticas transpostas em consonâncias com as condições normativas das atividades em que se insere e como tal, a proporcionalidade é inerente, assumida, ou até verificada, em acordo com atividades de grupos sociais.

 

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Publicado

2012-11-04
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Como Citar

BORGES GUERRA, Renato; PANTOJA DA SILVA, Denivaldo. PRÁTICAS SOCIAIS DA REGRA DE TRÊS E A PROPORCIONALIDADE. REMATEC, [s. l.], v. 7, n. 11, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/366. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos