Engenharia didática reversa e o desenvolvimento da matemática mista usando o software GeoGebra na formação de professores para o campo

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p26-45.id314

Palavras-chave:

Engenharia Didática Reversa, GeoGebra, Matemática mista, Formação de professores

Resumo

Este trabalho consiste em mostrar a Engenharia Didática Reversa (EDR) proposto como dispositivo teórico-metodológico para a formação inicial e continuada de professores para o campo como provedora de condições para o desenvolvimento de práticas da matemática mista. Para isso, foi realizado observações sobre um curso de formação continuada de professores para o campo que contou com a participação efetiva de dois mestres produtores de matapi com vista a promover a integração do tempo comunidade e tempo escola. Os resultados desta pesquisa confirmam a hipótese da EDR como provedora de práticas da matemática mista, em particular favorecida pelo uso do GeoGebra, e apontam necessidades de pesquisas empíricas futuras para avaliações da EDR como metodologia de ensino e aprendizagem para as escolas do campo, além da modelagem matemática escolar.

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Biografia do Autor

Renata Lourinho da Silva, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação Matemática e Ciências pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora na Secretaria Municipal de Cametá (SEMEC)

Renato Borges Guerra, Universidade Federal do Pará

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor do Instituto de Educação Matemática e Ciências-IEMCI/UFPA

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Publicado

2021-01-18
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Como Citar

LOURINHO DA SILVA, Renata; BORGES GUERRA, Renato. Engenharia didática reversa e o desenvolvimento da matemática mista usando o software GeoGebra na formação de professores para o campo. REMATEC, [s. l.], v. 16, n. 37, p. 26–45, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n37.p26-45.id314. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/52. Acesso em: 28 abr. 2024.

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