SENTIMENTOS DE SEMELHANÇA: DAS ARTES À MATEMÁTICA

Autores

  • Renato Borges Guerra Universidade Federal do Pará
  • Márcia de Nazaré Jares Alves Chaves UFPA

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Matemática, Campos Conceituais, Semelhança

Resumo

Este trabalho constitui parte de uma pesquisa que buscou compreender o fazer artístico para o desenvolvimento de ‘sentimentos matemático de semelhança’ em alunos do Ensino Fundamental. Inspirado pela Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud foi desenvolvido uma experiência piloto de ensino por meio de uma sequência didática envolvendo fazeres da arte que comungam os conceitos artísticos e matemáticos de semelhança. O estudo revelou que, embora a matemática seja considerada no domínio inteligível e a arte no domínio sensível, a razão e a emoção mostram-se, por vezes, inseparáveis para construção do sentimento de semelhança matemático.

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Publicado

2012-04-04
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Como Citar

BORGES GUERRA , Renato; JARES ALVES CHAVES , Márcia de Nazaré. SENTIMENTOS DE SEMELHANÇA: DAS ARTES À MATEMÁTICA . REMATEC, [s. l.], v. 7, n. 10, 2012. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/369. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos