Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332

Palavras-chave:

Ideb, Prova Brasil, Desigualdade educacional, Matriz de referência, Proficiência

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar sobre o alcance de metasdoIDEB, em alguns estados brasileiros, frente a grande desigualdade de desempenho em Matemática. O estudo foi feito com base na análisedos microdados da Prova Brasil de 2017, mostrando os resultados obtidos pelo IDEB para cada estado da federação e a desigualdade de desempenho em Matemática. Os dados indicam o 5o ano do Ensino Fundamental apresentam a menor desigualdade de desempenho em Matemática na Prova Brasil. À medida que ocorre o avanço para o 9o ano do Ensino Fundamental e 3o ano do Ensino Médio, há cada vez menos estudantes na categoria ADEQUADO, em contraste com aumento de estudantes na categoria INSUFICIENTE. Portanto, é importante se olhar com atenção para os rankings do IDEB entendendo a relevância que assumem como indicador educacional com propósito administrativo, bem como os possíveis equívocos gerados quando compreendido como principal indicador educacional.

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Biografia do Autor

Franciney Carvalho Palheta, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professor da mesma instituição vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN).

Isabel Cristina Rodrigues de Lucena, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora da UFPA vinculada ao Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI).

Heliton Ribeiro Tavares, Universidade Federal do Pará

Doutor em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP). Professor UFPA vinculado ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN). Endereço para correspondência: UFPA - Instituto de Educação Matemática e Científica.

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Publicado

2021-02-02
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Como Citar

CARVALHO PALHETA, Franciney; RODRIGUES DE LUCENA, Isabel Cristina; RIBEIRO TAVARES, Heliton. Um olhar para a desigualdade educacional em matemática no Brasil: Para além das metas do IDEB. REMATEC, [s. l.], v. 16, p. 141–162, 2021. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p141-162.id332. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/67. Acesso em: 28 abr. 2024.

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Artigos Cientí­ficos

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