A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática

Autores

DOI:

10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p192-209.id305

Palavras-chave:

Educação matemática, Abordagens metodológicas, Pesquisa educacional

Resumo

O presente artigo traz de forma sintética um percurso introdutório sobre discussões voltadas para a compreensão de abordagens de pesquisa desenvolvidas em educação matemática. A partir de uma breve explanação de aspectos relacionados ao desenvolvimento dos percursos das tendências ou abordagens em educação matemática, apresenta-se um panorama relacionado com a multiplicidade e diversidades de procedimentos de pesquisa, ações e delineamentos instrumentais e metodológicos, configurados nas últimas décadas, de uma forma progressiva. Este panorama, de certa forma, projeta uma amplitude de possibilidades de pesquisas, apresentando alguns exemplos de configurações, instrumentos, procedimentos ou denominações de investigações. Concluímos, apresentando uma discussão envolvendo o futuro da pesquisa em educação matemática, projetando epistemologias de abordagens possíveis e uma discussão sobre alguns cuidados e precauções que os investigadores em educação matemática necessitam ter quando do delineamento e organização das suas pesquisas.

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Publicado

2020-12-22
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Como Citar

SÁ, Pedro Franco de; SOUZA MAFRA, José Ricardo e. A diversidade de abordagens nas pesquisas em educação matemática. REMATEC, [s. l.], v. 15, n. 36, p. 192–209, 2020. DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p192-209.id305. Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/90. Acesso em: 4 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos